Quando falamos de fidelização, sabemos que um cliente pode desistir de seu plano na academia por inúmeras razões. Especialmente nos primeiros dias/meses. O ambiente novo, a rotina diferente, a experiência que ele tem quando é recebido… tudo isso influencia para que o cliente se sinta mais, ou menos, motivado a colocar os treinos como um real hábito em seu dia a dia ou simplesmente se arrepender e cancelar seu plano.
Vários estudos no mercado de academias mostram que essa definição acontece durante os primeiros 90 dias do cliente na academia. É o período mais crítico e onde há mais abandonos dos planos, o que no geral traz prejuízo para a academia, em vista de todo o investimento feito para atrair e converter este cliente que o abandona tão precocemente.
Por isso, o cuidado na comunicação e no relacionamento com o cliente neste período deve ser visto com uma atenção especial. Monitorar de perto sua frequência e criar pontos de contato em momentos que sabemos que são “críticos” pode fazer com que seu cliente se sinta mais seguro e acolhido durante este período, e consequentemente se fidelize mais rapidamente.
Além de criar uma estratégia de atendimento que acolha o cliente e elimine suas inseguranças, ter uma régua de contatos que mostre sua preocupação com a evolução dele na academia é fundamental.
Neste ponto, a ferramenta de CRM do EVO é vital para facilitar a execução do plano, pois automatiza os contatos de acordo com determinados gatilhos de frequência, agendamento de treinos, avaliações físicas, etc. Através dela você pode criar o que chamamos de “régua de contatos”, ou seja, um fluxo de momentos onde você irá entrar em contato com seu cliente por diversos canais, com mensagens relevantes, que fortaleçam o relacionamento da academia com ele.
No CRM do EVO você consegue configurar o meio de contato (E-mail, SMS ou Ligação), a quantidade de dias após determinado gatilho e aí é muito simples: você configura a mensagem uma única vez e o sistema cuida de fazer os envios de maneira programada para você. No caso das ligações, o EVO gera alertas para que sua equipe faça os contatos e você gestor consegue acompanhar a evolução de tudo isso.
Isso livra a equipe de atendimento da academia de processos manuais e garante que todos os clientes receberão os contatos no momento certo de sua experiência na academia.
É muito importante que as mensagens destes primeiros contatos tenham 2 objetivos principais:
Alguns exemplos:
A) Sabemos que após os primeiros treinos é natural ter dores musculares e isso faz com que as pessoas queiram “dar um tempo” nas idas até a academia até se recuperar.
Caso seu aluno novo comece a faltar logo após os primeiros treinos, você pode criar contatos conscientizando ele de que as dores musculares neste período são absolutamente comuns e também reforçar a importância de ter uma frequência regular no treinos, para que ele alcance os resultados que deseja.
B) A avaliação física inicial nem sempre é um momento confortável para o seu cliente. Ele pode se sentir inibido e querer “fugir” deste processo. Seus contatos ao longo da régua de relacionamento podem tratar deste assunto, gerar significado da importância da avaliação e fazer com que ele se sinta menos desconfortável neste momento. Certamente o número de “bolos” ou de reagendamentos cairá bastante.
Na hora de estruturar sua régua de contatos usando o CRM do EVO é importante ter em mente alguns pontos para que sua comunicação com o cliente seja fluída e verdadeira. Listamos algumas coisas para você ter em mente:
Para finalizar, aqui no EVO frequentemente criamos materiais educativos que podem ajudar você a criar estratégias e aproveitar melhor as ferramentas que o sistema oferece, como é o caso o CRM para criar sua régua. Aqui vão duas recomendações que podem ajudá-lo a construir uma excelente régua de relacionamento com seus clientes:
Kit CRM para Academias, Estúdios e Boxes – com textos prontos e a melhores práticas na hora de configurar seu CRM
Webinar sobre Disparos Automáticos – com dicas práticas para você usar os disparos da melhor forma possível
Aproveite os conteúdos e configure uma régua de CRM com a melhores estratégias para manter seu cliente fiel e apaixonado por sua academia. Conte com o Time EVO para usar a ferramenta da melhor forma! E se você ainda não tem o EVO em sua academia, estúdio ou box, clique em “Peça uma demonstração” e solicite agora seu contato.