O primeiro passo para entregar o resultado que fideliza seu aluno e melhora sua taxa de retenção é ignorado por muitos gestores do fitness!
Quando um aluno se matricula em seu espaço fitness, você sabe exatamente o que ele quer?
A resposta dessa pergunta é crucial para determinar o sucesso da sua retenção e muita gente não sabe a resposta.
Ou melhor, pensa que sabe, pois se apressa para responder:
"Todo aluno quer resultado"!
Sim, isso é verdade, mas não responde à questão, afinal de contas, de qual resultado estamos falando?
Começou a fazer sentido para você que a questão é mais complexa do que parece?
Então continue a leitura e venha com a gente, pois vamos te dar dicas simples e práticas para você melhorar sua retenção, entregando os resultados que o seu aluno procura.
Como você descobre o que o seu aluno está buscando?
Quando alguém se matricula em uma academia, estúdio, box ou qualquer outro modelo de negócio fitness, normalmente tem em mente um objetivo.
A grande questão aqui, se divide em dois pontos:
Por exemplo: um aluno diz que precisa emagrecer, esse parece ser o objetivo dele, correto?
Sim, mas será que não dá para ser um pouco mais específico?
Ter esses dados em mãos pode ajudar o profissional a traçar uma estratégia para se chegar aos objetivos e mais do que isso: fazer algo fundamental para que o objetivo seja conquistado!
Sabe do que estamos falando?
A importância de alinhar as expectativas
Na nossa opinião, a falta desse alinhamento muitas vezes aparece como um dos grandes responsáveis das taxas de cancelamento de planos nos primeiros 90 dias que o aluno começa a fazer exercícios.
Isso quando não ocorre já nos primeiros 30!
Muita gente se pergunta: "Como uma pessoa toma a decisão de se matricular em um espaço fitness para começar a fazer exercícios e cancela antes de um mês"?
E com alguma indignação, ainda complementa: "Será que ela esperava ter resultado em um mês? Um mês não dá tempo de fazer nada!"
Este é o grande problema!
Em um mês você não resolve o problema que ele tem, mas é tempo mais do que suficiente para entregar algum tipo de resultado!
E melhor: um resultado que ele consegue perceber!
Mas para isso acontecer, é preciso ter uma conversa de alinhamento de expectativas, para definir, dentre outras coisas, uma meta para o primeiro mês!
Um excelente exemplo de meta para um mês de treinos
Se você não sabe que tipo de meta é possível atingir em um mês de treinos, a resposta vai te surpreender pela simplicidade:
Crie uma meta de frequência com o seu aluno no primeiro mês!
Sim, é exatamente isso: no primeiro mês, a meta a ser cumprida é de frequentar pelo menos 3 vezes por semana os treinos.
Ou se você tiver um estúdio que trabalha com sessões, a meta é que ele não falte nenhuma!
"Só isso"?
Sim, "só" isso.
Mas você vai perceber que ISSO vai fazer toda a diferença!
Ter a melhor equipe e uma estrutura diferenciada nem sempre é suficiente para seu aluno ter resultado
Infelizmente, alguns gestores e profissionais do fitness ainda resistem a encarar uma dura realidade: os resultados esperados com o exercício físico dependem do comprometimento do aluno!
E os que dizem saber disso, cometem um erro ainda pior: acreditam que isso não é problema deles.
É comum dizerem a seguinte frase: "o que o meu aluno faz da porta para fora da academia não é problema meu"...
O que nós queremos te dizer é que sim, é problema seu!
Você e seus colaboradores precisam transformar o seu espaço fitness em um ambiente de motivação e inspiração para que o seu aluno se comprometa com seus objetivos!
Lembra que acabamos de falar que a primeira meta a ser atingida, logo no primeiro mês, é a de frequência?
Então, essa é a primeira forma de motivar o seu aluno a fazer os treinos, por uma razão muito simples:
Se ele não fizer, jamais terá resultados!
E obviamente, será mais uma pessoa que não só cancelará o plano, mas cancelará e sairá falando mal de espaços fitness como o seu, dizendo que "não dão resultado nenhum".
Compreendeu agora?
Então, já que você está convencido de que precisa alinhar expectativas e criar uma meta para seu aluno novo, vamos falar sobre o outro item que mencionamos no início do texto...
O que está por trás dos objetivos declarados do seu aluno?
Seu aluno não quer simplesmente emagrecer...
Ele não quer só ganhar massa magra...
Ficar mais forte é muito vago...
Quando ele fala que seu objetivo é algo desse tipo, pode ter certeza de que existe algo por trás!
Aqui neste artigo nós falamos com mais detalhes sobre como conquistar a confiança do seu aluno e fazer com que ele revele o verdadeiro motivo dele querer emagrecer, ganhar massa magra ou ficar mais forte!
E acredite: você pode fazer isso por ele!
Se você conseguir fazer essas duas coisas (motivá-lo a frequentar e conquistar a confiança para descobrir seu real objetivo), estará no caminho para dar o terceiro e definitivo passo para não só entregar resultados, mas entregar resultados que o seu aluno percebe e valoriza!
Qual é esse terceiro passo?
Vamos falar no próximo tópico!
Celebre as metas dos seus alunos com ele!
Quando você cria uma meta e faz tudo para atingi-la, o sucesso merece uma celebração!
E não se trata de fazer uma festa ou gastar muito dinheiro...
Seu aluno precisa apenas ser reconhecido pelo esforço!
E mais: precisa saber que você o ajudou em cada passo dessa jornada!
Vamos ser sinceros: isso é a mais pura realidade!
Afinal de contas, aquela pessoa que chegou ao balcão do seu espaço com um desejo e uma dor, agora conquistou seu objetivo graças às expectativas que vocês alinharam e às estratégias que foram seguidas!
Você tem dúvidas de que esse aluno irá te valorizar, reconhecer sua importância e indicar você para toda a sua roda de amigos e conhecidos?
Agora veja como você pode potencializar ainda mais tudo isso que você acabou de saber!
Use a tecnologia a seu favor durante essa jornada!
Num primeiro momento, você pode se assustar e pensar que tudo isso vai te trazer muito trabalho e dor de cabeça.
Bom, de fato, se você não tem um processo bem definido de pós-venda, com um bom acolhimento dos seus novos clientes e uma cultura de "Customer Success", pode ser que tenha um pouco de trabalho ao desenhar a jornada do cliente.
Porém, a boa notícia é que o EVO pode te ajudar a automatizar e simplificar todos esses processos!
Com a nossa funcionalidade de CRM, você consegue criar réguas de relacionamento com o seu cliente para evitar que ele se ausente e garantir sua frequência no primeiro mês, conforme falamos.
E mais do que isso: com o nosso Clube de Recompensas, seus alunos que conquistam os objetivos conseguem te indicar e ganham vantagens exclusivas com isso - leia aqui o case de sucesso do Clube de Recompensa de um dos nossos clientes!
Agora ficou mais fácil, certo?
Conte com o EVO para fazer seus alunos valorizarem o resultado que têm em seu espaço fitness e destrave o potencial lucrativo da sua empresa, resolvendo o problema da retenção de uma vez por todas!