Como aumentar a sua retenção entregando exatamente o resultado que o seu aluno procura?

Fazer os eu aluno perceber os resultados que você entrega para ele é uma poderosa estratégia para melhorar a sua retenção.

Randall Neto

Por Randall Neto
Copywriter e Produtor de conteúdo. Tiro ideias do papel e transformo histórias em conexão!

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O primeiro passo para entregar o resultado que fideliza seu aluno e melhora sua taxa de retenção é ignorado por muitos gestores do fitness!  

Quando um aluno se matricula em seu espaço fitness, você sabe exatamente o que ele quer?  

A resposta dessa pergunta é crucial para determinar o sucesso da sua retenção e muita gente não sabe a resposta.  

Ou melhor, pensa que sabe, pois se apressa para responder:  

"Todo aluno quer resultado"!  

Sim, isso é verdade, mas não responde à questão, afinal de contas, de qual resultado estamos falando?  

Começou a fazer sentido para você que a questão é mais complexa do que parece?  

Então continue a leitura e venha com a gente, pois vamos te dar dicas simples e práticas para você melhorar sua retenção, entregando os resultados que o seu aluno procura.  

Como você descobre o que o seu aluno está buscando?  

Quando alguém se matricula em uma academia, estúdio, box ou qualquer outro modelo de negócio fitness, normalmente tem em mente um objetivo.  

A grande questão aqui, se divide em dois pontos:  

  1. Muitas vezes, o objetivo é muito específico.  
  2. Em alguns casos, o real objetivo está por trás do que o aluno declara.  

Por exemplo: um aluno diz que precisa emagrecer, esse parece ser o objetivo dele, correto?  

Sim, mas será que não dá para ser um pouco mais específico?  

  • Quantos quilos?  
  • Em quanto tempo?  
  • Qual a razão do desejo de emagrecer?  

Ter esses dados em mãos pode ajudar o profissional a traçar uma estratégia para se chegar aos objetivos e mais do que isso: fazer algo fundamental para que o objetivo seja conquistado!  

Sabe do que estamos falando?  

A importância de alinhar as expectativas  

Na nossa opinião, a falta desse alinhamento muitas vezes aparece como um dos grandes responsáveis das taxas de cancelamento de planos nos primeiros 90 dias que o aluno começa a fazer exercícios.  

Isso quando não ocorre já nos primeiros 30!  

Muita gente se pergunta: "Como uma pessoa toma a decisão de se matricular em um espaço fitness para começar a fazer exercícios e cancela antes de um mês"?  

E com alguma indignação, ainda complementa: "Será que ela esperava ter resultado em um mês? Um mês não dá tempo de fazer nada!"  

Este é o grande problema!  

Em um mês você não resolve o problema que ele tem, mas é tempo mais do que suficiente para entregar algum tipo de resultado!  

E melhor: um resultado que ele consegue perceber!  

Mas para isso acontecer, é preciso ter uma conversa de alinhamento de expectativas, para definir, dentre outras coisas, uma meta para o primeiro mês!  

Um excelente exemplo de meta para um mês de treinos  

Se você não sabe que tipo de meta é possível atingir em um mês de treinos, a resposta vai te surpreender pela simplicidade:  

Crie uma meta de frequência com o seu aluno no primeiro mês!  

Sim, é exatamente isso: no primeiro mês, a meta a ser cumprida é de frequentar pelo menos 3 vezes por semana os treinos.  

Ou se você tiver um estúdio que trabalha com sessões, a meta é que ele não falte nenhuma!  

"Só isso"?  

Sim, "só" isso.  

Mas você vai perceber que ISSO vai fazer toda a diferença!  

Ter a melhor equipe e uma estrutura diferenciada nem sempre é suficiente para seu aluno ter resultado

Infelizmente, alguns gestores e profissionais do fitness ainda resistem a encarar uma dura realidade: os resultados esperados com o exercício físico dependem do comprometimento do aluno!  

E os que dizem saber disso, cometem um erro ainda pior: acreditam que isso não é problema deles. 

É comum dizerem a seguinte frase: "o que o meu aluno faz da porta para fora da academia não é problema meu"...  

O que nós queremos te dizer é que sim, é problema seu!  

Você e seus colaboradores precisam transformar o seu espaço fitness em um ambiente de motivação e inspiração para que o seu aluno se comprometa com seus objetivos!  

Lembra que acabamos de falar que a primeira meta a ser atingida, logo no primeiro mês, é a de frequência?

Então, essa é a primeira forma de motivar o seu aluno a fazer os treinos, por uma razão muito simples:  

Se ele não fizer, jamais terá resultados!  

E obviamente, será mais uma pessoa que não só cancelará o plano, mas cancelará e sairá falando mal de espaços fitness como o seu, dizendo que "não dão resultado nenhum".  

Compreendeu agora?  

Então, já que você está convencido de que precisa alinhar expectativas e criar uma meta para seu aluno novo, vamos falar sobre o outro item que mencionamos no início do texto...  

O que está por trás dos objetivos declarados do seu aluno?  

Seu aluno não quer simplesmente emagrecer...  

Ele não quer só ganhar massa magra...  

Ficar mais forte é muito vago...  

Quando ele fala que seu objetivo é algo desse tipo, pode ter certeza de que existe algo por trás!  

Aqui neste artigo nós falamos com mais detalhes sobre como conquistar a confiança do seu aluno e fazer com que ele revele o verdadeiro motivo dele querer emagrecer, ganhar massa magra ou ficar mais forte!  

E acredite: você pode fazer isso por ele!  

Se você conseguir fazer essas duas coisas (motivá-lo a frequentar e conquistar a confiança para descobrir seu real objetivo), estará no caminho para dar o terceiro e definitivo passo para não só entregar resultados, mas entregar resultados que o seu aluno percebe e valoriza!  

Qual é esse terceiro passo?  

Vamos falar no próximo tópico!  

Celebre as metas dos seus alunos com ele!  

Quando você cria uma meta e faz tudo para atingi-la, o sucesso merece uma celebração!  

E não se trata de fazer uma festa ou gastar muito dinheiro...  

Seu aluno precisa apenas ser reconhecido pelo esforço!  

E mais: precisa saber que você o ajudou em cada passo dessa jornada!  

Vamos ser sinceros: isso é a mais pura realidade!  

Afinal de contas, aquela pessoa que chegou ao balcão do seu espaço com um desejo e uma dor, agora conquistou seu objetivo graças às expectativas que vocês alinharam e às estratégias que foram seguidas!  

Você tem dúvidas de que esse aluno irá te valorizar, reconhecer sua importância e indicar você para toda a sua roda de amigos e conhecidos?  

Agora veja como você pode potencializar ainda mais tudo isso que você acabou de saber!  

Use a tecnologia a seu favor durante essa jornada!  

Num primeiro momento, você pode se assustar e pensar que tudo isso vai te trazer muito trabalho e dor de cabeça.  

Bom, de fato, se você não tem um processo bem definido de pós-venda, com um bom acolhimento dos seus novos clientes e uma cultura de "Customer Success", pode ser que tenha um pouco de trabalho ao desenhar a jornada do cliente.  

Porém, a boa notícia é que o EVO pode te ajudar a automatizar e simplificar todos esses processos!  

Com a nossa funcionalidade de CRM, você consegue criar réguas de relacionamento com o seu cliente para evitar que ele se ausente e garantir sua frequência no primeiro mês, conforme falamos.  

E mais do que isso: com o nosso Clube de Recompensas, seus alunos que conquistam os objetivos conseguem te indicar e ganham vantagens exclusivas com isso - leia aqui o case de sucesso do Clube de Recompensa de um dos nossos clientes!  

Agora ficou mais fácil, certo?  

Conte com o EVO para fazer seus alunos valorizarem o resultado que têm em seu espaço fitness e destrave o potencial lucrativo da sua empresa, resolvendo o problema da retenção de uma vez por todas!  

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