Sabia que bombar a sua academia pode ser muito mais simples do que você pensa?
Nós sabemos que um dos sonhos de todos os gestores é ver a sua academia cheia o tempo todo, inclusive naqueles períodos afetados pela sazonalidade.
Por isso, pensamos em trazer para você 10 dicas para bombar a sua academia, mas antes de ler, é importante que você saiba algo que levamos em consideração antes de escrever esse artigo: só colocamos aqui dicas simples e práticas, que você consegue usar imediatamente!
Independentemente do tamanho da sua empresa e do seu modelo de negócio!
Então vamos lá?
1- Defina uma meta
Definir uma meta é importante por diversos motivos, mas o principal deles é eliminar o caráter subjetivo do que você quer.
Afinal de contas, "bombar a academia" pode significar uma coisa para você que é gestor, outra para a sua equipe de vendas e uma outra para seus alunos.
Por falar nisso, você sabe dizer se os seus alunos gostam da sua academia bombando?
Essa é uma das questões que podem surgir quando você decide criar uma estratégia como a de bombar a sua academia.
E o ideal é discutir esse número com o máximo de pessoas possíveis.
Envolva o seu time na construção da meta, pois quanto mais envolvida a equipe estiver na construção, mais vai se comprometer com a execução!
Por isso, se você já tem esse número em mente, vamos meter a mão na massa!
E você vai ver que, como prometemos, é mais simples do que você pensa!
2- Traga seus clientes
Sim, você leu corretamente!
O primeiro passo para bombar a sua academia é fazendo os seus alunos que já estão matriculados frequentarem as aulas e os treinos!
Sabe por quê?
Em primeiro lugar, porque a única maneira de fazer com que eles tenham resultados é se eles frequentarem.
E se eles não tiverem resultado, você já sabe o que acontece: eles não irão renovar o plano.
Por isso, coloque como prioridade entrar em contato com os alunos matriculados que não estão frequentando a academia.
Quem já é cliente EVO consegue identificar os clientes sem frequência e criar uma régua de contato automática, notando a sua ausência e chamando ele para a academia.
E sobre isso, temos duas dicas para você:
Agora que você já entendeu o valor de trazer seus clientes, vamos ao próximo passo.
3- Contate seus ex-clientes
O que você faz com os clientes que te abandonaram?
Esquece deles para sempre?
Esse é um erro muito comum, sabia?
Mas como nós estamos falando em bombar a sua academia, não vamos deixar você persistir nesse erro.
E para te ajudar, convidamos você a assistir esse webinar com a Carol Rocha, nossa Head de Vendas no EVO, que explicou passo a passo como você pode estar sentado em cima de uma mina de ouro e nem sabe!
Quer mais uma dica simples? Então continue lendo que a próxima também é muito boa!
4- Procure os "perdidos"
Uma boa estratégia para a sua equipe de vendas utilizar é a "lista de perdidos".
Sabe o que é isso?
São aquelas pessoas que procuraram a sua academia, pegaram informações, talvez até tenham visitado e fizeram uma aula experimental, mas não fecharam a matrícula.
O que você costuma fazer com estes contatos? É hora de ir para cima deles!
E aqui, vale uma dica do primeiro tópico: se você tiver uma novidade para oferecer, é muito bem-vinda!
Comece dos "perdidos" mais recentes, que ainda podem estar pesquisando e indecisos e vá até os mais antigos. Pode ter certeza de que essa "pescaria" pode render bons resultados!
5- Incentive a indicação
Se você quer bombar a sua academia, sabe com quem precisa contar?
Com quem já está com você!
E de preferência, quem está com você e adora a sua academia!
O EVO tem um programa de indicações dentro do Clube de Recompensas pronto para usar e recentemente, tivemos um webinar com o Dilson Mendes, nosso Head de Produtos, que explicou em detalhes como transformar clientes nos seus melhores vendedores!
Clicando aqui, você pode assistir ao webinar e colocar em prática essa estratégia hoje mesmo!
Até aqui, demos dicas que você só precisa de um software de gestão e um pouco de criatividade para começar e certamente já vai trazer o resultado que você quer: bombar a sua academia!
Mas agora, vamos falar sobre estratégias que dão um pouco mais de trabalho, mas que trazem excelentes resultados.
Fique atento aos próximos tópicos.
6- Crie um produto novo
Criar um produto novo não significa reinventar a roda e é mais simples do que você pensa.
Podemos dar alguns exemplos simples de produtos que você pode criar:
Temos certeza de que se você reunir a sua equipe, surgirão muitas ideias que você pode colocar em prática.
A vantagem de ter um produto desse tipo é que você pode substituir a "aula experimental" por algo de mais valor, trazendo novos alunos para conhecer a sua academia ou fidelizar quem já é seu cliente.
Por falar nisso, se liguei na próxima dica, que também fala sobre isso.
7- Invista em eventos
Se você ainda não faz eventos em sua academia, deveria considerar a possibilidade!
É uma excelente oportunidade de atrair novas pessoas para conhecer a sua academia, além de fidelizar seus atuais clientes e ainda motivar a sua equipe!
Faça um teste e veja como seus colaboradores ficam mais engajados quando tem um evento na academia.
O calendário oferece diversas opções tradicionais, como festa junina, halloween, dia das mães, dos pais e dos namorados, vale a pena criar campanhas para essas datas comemorativas.
Além disso, você pode realizar também eventos fora da sua academia, como participar de corridas de rua, caminhadas, trilhas e tudo o que a sua cidade oferecer.
E para ter ainda mais sucesso com os eventos e as outras estratégias, existe algo que você deve considerar imediatamente, que é a próxima dica.
8- Invista em marketing digital
Hoje em dia, não tem como falar em bombar a academia sem uma boa estratégia de marketing digital!
Além de ser uma alternativa acessível para os empresários do fitness, com possibilidades que cabem no bolso do empreendedor, você consegue fazer campanhas assertivas, medindo os resultados e fazendo correções necessárias.
Inclusive, todas as dicas que demos aqui, se tornam muito mais eficientes se estiverem dentro de uma campanha de marketing digital.
Aqui no EVO, temos uma parceria com a V1 Aceleradora de Resultados, uma agência de marketing digital especializada em nosso mercado, que pode te ajudar a desenhar estratégias eficientes para bombar a sua academia!
9- Intensifique suas vendas online
Você tem bons resultados de suas vendas online?
Se você ainda não usa esse recurso ou se tem pouco resultado, precisa considerar sua estratégia.
O EVO foi pioneiro em tornar os clientes aptos a vender online, o que significa "estar aberto" 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Por isso, uma boa estratégia de marketing combinada com um site preparado para a pessoa fazer a compra online certamente irão impactar os seus resultados de forma significativa!
E se você ainda não tem um site, saiba que com o EVO, você pode ter um site gratuitamente, criado e pronto para funcionar em menos de 20 minutos!
É a chance de colocar a sua academia no mapa e aumentar as suas possibilidades de venda!
E agora, ficou mais fácil bombar a sua academia?
Então fique atento à nossa última dica!
10- Capriche no onboarding
Onboarding não é apenas um "nome chique" para o pós-venda, como algumas pessoas acham.
É o momento de receber o seu novo cliente e garantir que ele tomou a decisão certa!
E é bom você saber que muitas pessoas chegam até a sua academia trazendo frustração e péssimas experiências em outras academias, onde elas não tiveram retorno do seu investimento em:
Por isso, se você tiver um processo de onboarding eficiente e acolhedor, vai conseguir alinhar as expectativas com seus novos clientes e definir combinados fundamentais para que eles tenham o resultado que buscam, com a melhor experiência!
Afinal de contas, você quer bombar a sua academia por muito mais tempo, certo?
Conclusão
Gostou da leitura?
Já se considera pronto ou pronta para colocar em prática tudo o que leu?
Você já deve saber, mas o EVO pode te ajudar em todos os pontos que citamos aqui, com funcionalidades estratégicas que te apoiam nessa jornada.
Afinal de contas, queremos ver a sua academia bombando e você cada vez mais feliz!
Contribuir para o sucesso do mercado fitness, está em nosso DNA!