Boas ideias que não são colocadas em prática não valem de nada.
Elas precisam sair da cabeça, da planilha ou do papel para significarem algo de verdade. Essa ideia vale tanto para nossa vida pessoal quanto para o mundo empresarial. Nas academias, sabemos que muitos gestores e donos de academias têm muitas ideias incríveis, mas, por uma série de razões, não planejam e não executam as ações para realizar o que foi pensado.
E isso pode impedir o crescimento e o sucesso de uma academia grande ou pequena, estúdio ou mesmo box de CrossFit.
Pensar, estudar, se preparar e executar faz toda a diferença na gestão um negócio. É por isso que algumas empresas dão certo, mesmo em momentos ruins ou confusos do mercado. Então, pensando em ajudar os donos de academia e gestores a planejar melhor o seu ano e garantir uma 2023 com mais resultados, todo ano nós abordamos o tema do planejamento e produzimos conteúdos que auxiliam o gestor.
Esses materiais podem ser baixados gratuitamente e não são restritos aos nossos clientes, mas a qualquer gestor do segmento fitness.
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Mas agora, vamos falar de planejamento estratégico!
Como a ideia é que você realmente use o planejamento a seu favor e do seu negócio, trazemos nesse texto algumas dicas que podem ser muito úteis. Vale lembrar que ao planejar, quando você tem um pensamento estratégico, é possível visualizar de forma mais clara e direta tudo o que foi pensado para a academia e, assim, executar o que foi planejado.
Então, vamos falar de quatro grandes pilares que o gestor deve focar as suas forças.
O primeiro deles é chamado de Comercial.
Essa parte se refere a tudo o que a academia quer realizar em termos de Marketing e Prospecção, ou seja, são as ações para ter mais clientes em sua academia, o que envolve retenção do atuais e atração de novos.
Na hora de planejar as ações, lembre-se que é importante atrair o cliente até a sua academia, mas tão importante quanto é fazê-lo fechar o negócio. Outra sugestão é que o gestor também pense em estratégias para incentivar a equipe de colaboradores a bater metas. Isso também deve estar na planilha.
Outro importante ponto a ser pensado pelo gestor é o que chamamos de Eventos.
Nessa área, o gestor deve listar os eventos mais relevantes do mundo Fitness para que seus colaboradores e ele mesmo participem, com a finalidade de estarem antenados com as principais tendências e novidades.
Isso faz toda a diferença em uma academia.
No entanto, ninguém vive em uma bolha e sua equipe também deve participar de cursos e eventos fora da área do Fitness. Essas atividades podem ser muito úteis para descobrir novas formas de pensar e agir e enxergar com os olhos do cliente.
Assim, será mais fácil pensar e programar eventos focados nos clientes, que podem ser realizados dentro da academia, como lançamentos de aulas, festas, comemoração de datas comemorativas. É importante que eles sejam planejados com muita antecedência pois, em geral, precisam de muitos detalhes.
Outro ponto a ser planejado se refere aos Investimentos.
Pense em ações para transformar algo que não está bom em sua academia, como por exemplo, um processo ou uma aula. Muitas vezes, essas ações não precisam de dinheiro, apenas de uma pequena mudança.
Quando falamos de investimento, também pensamos em investir em algo que funciona muito bem em sua academia e que, justamente por isso, deve receber atenção especial para continuar boa e se superar.
Além disso, é fundamental que o gestor planeje investimentos para aprimorar as competências de seu time, que pode ser feito por meio de cursos, palestras ou desenvolvimento de novas aulas de ginástica. Lembrando que o aprimoramento do gestor não deve ser esquecido.
E por fim, é fundamental detalhar as ações que serão realizadas para o plano que acabou de ser feito acontecer.
Afinal, do que adianta ter pensado e criado inúmeras ações e não colocar em prática?
Além de gastar tempo e dinheiro pensando nelas, o assunto pode ficar ainda mais grave. Se os colaboradores foram envolvidos nesse planejamento, a desmotivação deles será certa ao perceberem que suas ideias não saem do papel – e já sabemos o que acontece com uma equipe desmotivada.
A outra questão grave é que nenhum negócio sobrevive em um mercado tão competitivo sem ideias novas e estratégias diferentes.
Por isso, vale a pena reservar em sua estratégia de planejamento algum investimento (de tempo e dinheiro) para inovação, visando atrair novos alunos e fidelizar os que já estão contigo.
Por falar nisso, é muito comum as pessoas manterem o foco total em vendas e esquecerem o aspecto da fidelização, que é crucial para aumentar a sua lucratividade!
Então, reúna sua equipe e use o seu sistema de gestão para criar estratégias apoiadas em réguas de relacionamentos com seus atuais alunos, prevendo um aumento na retenção.
O EVO tem um CRM automatizado e pronto para usar, que é um grande aliado dos gestores e garante altos índices de retenção.
Conclusão
E então, agora você está mais por dentro do que é um planejamento estratégico?
Quer saber mais sobre isso?
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