Vamos falar sobre a sua segunda maior fonte de preocupação como gestor de academia? Considerando que a parte de vendas é a situação que mais tira o seu sono, acreditamos que a retenção na sua academia seja o assunto vice campeão, certo?
E quando falamos em retenção na academia, normalmente surge uma palavra que parece ser determinante para bons resultados: fidelização!
Acontece que tanto fidelização, quanto retenção, estão no final de um processo.
Um processo que, se bem conduzido, gera bons resultados de fidelização e um número alto de retenção na sua academia.
E se for mal conduzido?
Acho que você já sabe a resposta…
Como você mede a qualidade do relacionamento do seu aluno com a sua academia?
Se você não tem nenhuma ferramenta que meça as atividades dele com sua academia, possivelmente, deve estar com problemas de engajamento, que resultam em um baixo número de retenção.
O que vale a pena medir?
Dentre muitos outros fatores.
Mas aqui, antes de dar a primeira dica estratégica para fidelizar os seus alunos e aumentar a retenção na sua academia, queria te fazer uma pergunta: você sabia que mais de 70% dos alunos matriculados em academia, desistem antes de 90 dias?
Veja como a nossa primeira dica pode te ajudar a resolver esse problema.
Muita gente diz que o onboarding é “o novo pós venda”, pois é um processo desenhado para receber o aluno e proporcionar a ele um alinhamento de expectativas do que ele está comprando.
De forma resumida, podemos encarar como um momento de transição, onde o aluno passa das mãos da equipe de vendas, para o time time técnico que vai dar as diretrizes de como ele usa a academia e obtem os resultados que foi buscar.
Existem 3 pontos que devem ser levados em conta num bom processo de onboarding:
Para se aprofundar mais em como ter um processo de onboarding impecável, clique aqui para ler o artigo que escrevemos sobre o tema.
Então, depois de alinhar as expectativas, vamos ver o que você deve fazer pelo seu cliente para garantir bons números de retenção na sua academia?
Se você já ouviu falar em customer success, já sabe do que se trata a jornada do cliente e como ela pode ser fundamental para um bom resultado de retenção na sua academia.
Desenhar essa jornada significa, primeiro, mapear os pontos de contato do seu cliente com sua academia, desde o momento em que ele entra, até a hora em que se despede.
Imagine que em todas as interações que ele tem com você, com seus colaboradores ou com a sua estrutura, estão recebendo notas – e cabe a você, se preparar para sair bem nessas avaliações.
Porque no final das contas, o que realmente importa é que o seu cliente obtenha os resultados que foi buscar, com a melhor experiência!
Neste artigo, nós falamos sobre a jornada do cliente e como ela pode aumentar a retenção na sua academia.
Coloque em prática e faça sua equipe respirar o sucesso do cliente!
Preste atenção: ninguém está sugerindo que você tenha apenas planos online, ainda que isso venha dando certo em algumas academias.
A ideia aqui, como estratégia de fidelização e retenção, é oferecer um serviço que agregue valor ao que o seu aluno já tem, que é a aula presencial.
Use a seu favor o argumento de que para ter resultados, é preciso que ele treina pelo menos 3 vezes por semana e se ele tem dificuldades para ir à sua academia, pronto!
A solução está dada: um acesso para fazer a aula online, da casa dele, com todo o conforto e graças a você.
E para que você não acredite no mito de que existem pessoas que não se adaptam ao treino online, clique aqui para ler o nosso artigo.
Agora, deixamos para o final a nossa arma secreta quando falamos em estratégia de retenção para a sua academia!
Sabe quando você não se sente muito à vontade para falar de algo que você faz muito bem feito?
Então, em muitas ocasiões, você deve se sentir assim, na sua academia, mas talvez fique um pouco tímido para se auto elogiar.
Então, quando o assunto é o Clube de Recompensas do EVO, nós temos tamanha certeza que se trata de uma ferramenta capaz de produzir resultados fantásticos na retenção da sua academia, que não sabemos nem como falar a respeito.
Então, nada melhor do que deixar o nosso cliente falar por nós!
E aqui, você pode conferir o case de sucesso do nosso cliente Elite Club, no interior de Minas Gerais!
O nosso cliente e parceiro Peter Laranjo, generosamente nos contou tudo o que ele faz nas suas academias e porque o Clube de Recompensas é um sucesso!
Clique para ler o artigo, porque ele dá o caminho das pedras de como você pode ter uma ferramenta de retenção e até argumento de vendas, usando o Clube de Recompensas do EVO.
E então, está pronto para começar a engajar os seus alunos com as 4 dicas que acabamos de te dar?
Quem é cliente EVO sabe que pode contar com as melhores ferramentas para se relacionar com o cliente e aumentar os números de retenção na academia.
E se você ainda ficou com alguma dúvida, entre em contato e converse com alguns dos nossos especialistas sobre os mais variados assuntos de gestão.
Nós queremos ver a sua academia cada vez melhor do que antes!
#estamosjuntos