O reconhecimento facial no controle de acesso das academias, estúdios e boxes de CrossFit é algo que vem sendo bastante falado nos últimos tempos.
Não é de hoje a preocupação dos gestores com formas eficazes de controlar o acesso dos clientes nas academias, tanto por uma questão de controle de gestão, tanto por segurança da academia e dos clientes.
Apesar de bastante ultrapassados e pouco seguros, ainda existem academias que controla o acesso com métodos mais arcaicos, como senha ou carteirinha de acesso. Ambos métodos tem a grande desvantagem de ser passíveis de fraude facilmente, já que é só o cliente fornecer a senha ou a carteirinha de acesso para outro.
Mas você pode estar pensando “Mas aí tenho uma recepcionista que olha se a pessoa é a mesma do cadastro”… Bom, se você trabalha com academia sabe que a recepção é o grande centro da academia, certo? Onde tudo acontece. Uma recepcionista tem diversas atribuições, entre elas supervisionar o acesso.
A probabilidade de não estar atenta a isso o tempo todo é alta, já que o tempo da sua equipe de recepção pode estar tomado por várias tarefas simultâneas. Se seu processo de vendas estiver sob a responsabilidade da recepcionista então, nem se fala…
Já outra alternativa largamente usada nas academias é o controle de acesso por biometria. A biometria é uma boa alternativa, que garante a segurança de que somente os cadastrados irão acessar o local. Porém, há casos onde ela pode gerar um transtorno na experiência do cliente na academia.
Listamos alguns exemplos de perfis que geralmente enfrentam problemas com o controle biométrico, pois há dificuldade de reconhecer a leitura da digital:
Para estes grupos, o controle biométrico pode gerar uma má experiência, já na entrada da academia. Afinal, nada pior do que estar com o plano devidamente em dia e, mesmo assim, ser barrado diariamente na catraca por não reconhecer o acesso.
Para situações como as que listamos acima, o controle de acesso através do reconhecimento facial pode ser um diferencial que gera uma melhor experiência para o aluno da academia, mantendo a segurança em dia.
Através de uma câmera o cliente tem sua face scaneada e reconhecida pelo sistema, e seu acesso liberado na catraca instantâneamente. Tudo isso com uma infraestrutura enxuta e econômica, sem precisar desembolsar muito dinheiro com equipamentos. Esta funcionalidade é oferecida pelo EVO, totalmente integrada ao sistema, facilitando a operação diária.
Se quiser saber mais sobre como o controle de acesso para academias através do Reconhecimento Facial funciona no EVO, CLIQUE AQUI e peça uma demonstração gratuita.