A palavra COMPROMETIMENTO está na moda já há algum tempo, seja para caracterizar um colaborador que “veste a camisa” da academia, seja para demonstrar que uma equipe está “fechada” com o objetivo. Mas, ao mesmo tempo que é algo que todos gostariam de ter, por que se fala tanto em conseguir montar uma equipe comprometida?
E mais ainda: como fazer para manter o comprometimento da equipe de uma academia por um longo prazo? Esse, talvez, seja tanto o maior desafio quanto o principal papel de um líder no mercado de academias de ginástica: promover o comprometimento em sua equipe!
Um dos erros primários que alguns líderes cometem é acreditar que o segredo do comprometimento está em uma META a ser atingida, pois acreditam que, se for estabelecida uma meta ousada, com uma consequente bonificação atrativa, isso vai ser o bastante para motivar a equipe. Não queremos negar que esse tipo de estratégia pode funcionar, mas apenas enquanto durar o percurso de atingimento daquela meta!
E aí, quando acaba a meta, estoura-se o champanhe, paga-se o prêmio e todo mundo termina o mês feliz, como fazer aquele mesmo colaborador aparecer na segunda-feira com o mesmo ânimo e a mesma vontade?
Dobra-se a meta, dobrando-se também o prêmio? E assim, sucessivamente? Será que é assim que funciona nas empresas conhecidas por terem equipes verdadeiramente comprometidas? Podemos dizer, com muita segurança, que NÃO!
Esse tipo de estratégia, como dissemos lá atrás, funciona bem por um curto período de tempo. Como então, ter uma equipe comprometida em sua academia, box ou estúdio?
Primeiramente, sabendo que as pessoas se comprometem com CAUSAS! Se as pessoas tem uma causa para defender – e acreditam na causa, atingir a meta estipulada vai ser uma mera consequência natural dos fatos! Essa informação pode facilitar a sua vida como líder em uma academia de ginástica, pois o ramo de fitness é costumeiramente habitado por pessoas apaixonadas pelo que fazem!
Normalmente, as pessoas são levadas à faculdade de Educação Física e, em consequência, ao mercado de trabalho, para trabalhar em uma academia, em um box ou estúdio, pela paixão em modificar a vida das pessoas, o que é uma causa forte para ser trabalhada.
Portanto, grande parte do papel de liderar uma equipe de profissionais
de Educação Física está em conectá-lo à causa que está no centro de tudo aquilo que se propuseram a fazer, e colocar isso como um combustível do motor de sua academia, box ou estúdio.
E um outro fator ainda mais importante: as pessoas se comprometem com decisões onde elas participaram do processo! Portanto, ao invés de chegar com metas prontas para serem empurradas “goela abaixo” do seu time, reúna-se com eles.
Discuta as melhores estratégias!
Ouça o que eles têm a dizer. Criem juntos uma meta que esteja de acordo com a CAUSA da academia, e o senso de propósito dos seus colaboradores criará o comprometimento que você tanto busca! Esse é o primeiro e mais básico papel dos Grandes Líderes no Mercado de Academias!