Se você tem uma academia, estúdio ou box de crossfit sabe que a alma do seu negócio é o seu cliente. São eles que indicam, reclamam e fazem com que o seu negócio prospere ou decline. Porém, ainda há muitos gestores que tratam o cliente como uma “matrícula” e esquece de se perguntar: Que experiência meu cliente tem em minha academia?
Ou outra pergunta ainda mais inquietante: Eu seria cliente da minha própria academia?
Hoje é muito comum ouvir sobre Customer Experience, ou em bom português, sobre Experiência do Cliente. Estar atento ao que o cliente sente e passa dentro de sua academia pode ser determinante para que você o mantenha fiel.
O fator humano é essencial neste processo, mas é fato que a tecnologia hoje é uma grande aliada para encantar seus clientes. Recursos que trazem mais agilidade no atendimento, mais qualidade nos treinos ou até mais motivação para que ele não abandone a atividade física.
Listamos alguns itens que pareciam coisa “do Jetsons” até poucos anos atrás e agora são realidade que as academias podem utilizar para tornar a Experiência do Cliente algo único:
1. Gamification
Tornar a rotina do seu cliente um game pode deixar a experiência ainda mais rica. Criar um Clube de Recompensas, por exemplo, onde o cliente ganha diferentes pontuações, por ir treinar várias vezes na semana, ou em determinado clima. Ele acumula pontos que podem ser trocados por algum presente ou benefício. Estimular competições entre os clientes com os pontos ou criar eventos em cima disso torna o ato de ir até a academia muito mais divertido e motivante. Além, é claro, de modalidades de aula e equipamentos que colocam o cliente dentro de um ambiente de game.
Criar um Clube de Recompensas parece complicado, mas há ferramentas para isso. No EVO, por exemplo, você pode configurar todo o clube dentro do próprio sistema. | Veja mais sobre Clube de Recompensas
2. Novas maneiras de fazer análise corporal e acompanhar os resultados
Clientes buscam resultados em sua academia, mas ainda há muitos gestores que insistem no velho modelo “avaliação física a cada 3 meses”, deixando seus clientes perdidos sobre os progressos que eles alcançam.
Além disso, não é uma novidade que muitos clientes não ficam nem um pouco à vontade nas avaliações físicas, por ser um procedimento um tanto invasivo, dependendo do perfil do cliente.
A tecnologia é capaz de mudar o jeito de fazer análises corporais e colocar seu cliente em contato com seus resultados diariamente.
O EVO Training pode ser integrado a uma balança de bioimpedância, e fornecer os dados principais de performance do cliente no celular dele ou em um totem que você pode colocar em sua academia. Isso muda a relação do cliente com o treino e faz com que ele perceba sua evolução constante, valorizando muito mais os resultados que sua academia está trazendo para a vida dele.
3. Wearables
Os acessórios que ajudam a mensurar e melhorar performance já estão começando a ter relevância no mercado de
atividade física. Se você for um gestor ligado nas novidades, vai saber como é importante usar isso a seu favor, e acabar com o preconceito de que esses gadgets são “concorrentes” da atividade física em academia.
Comentário