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Investir na cultura da empresa é uma forma de pensar no que é melhor para o cliente

A W12 acredita numa jornada transformadora de consolidação da cultura da empresa para buscar o […]

Randall Neto

Por Randall Neto
Copywriter e Produtor de conteúdo. Tiro ideias do papel e transformo histórias em conexão!

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A W12 acredita numa jornada transformadora de consolidação da cultura da empresa para buscar o sucesso, e o êxito do evento de lançamento da #VibeW12 foi uma prova viva disso.

Você já deve ter ouvido falar sobre a importância da construção de uma cultura corporativa, por diversos motivos. 

Para nós da W12 a cultura é algo fundamental, pois a nossa cultura vem como resultado da definição dos nossos valores (o que é feito com a participação de todos, em conjunto), e eles acabam orientando todas as ações e decisões tomadas na empresa. 

Mais do que isso, a cultura determina o tipo de pessoa que se sente bem trabalhando conosco e também o tipo de clientes que acabam tendo o melhor fit com a nossa filosofia – principalmente se levarmos em consideração tudo o que ocorreu com a empresa em 2019, como vamos ver a seguir. 


Um evento para a construção da nossa cultura

Choque de cultura? 

Em dezembro do ano passado, anunciamos ao mercado que a W12, empresa responsável pelo EVO, havia sido adquirida pela ABC Financial, gigante do ramo de software para academias dos Estados Unidos. Ou seja: era de se esperar que haveria algum tipo de imposição da cultura da empresa compradora, de um país diferente, realidade diferente e outros costumes, especialmente no que diz respeito ao ambiente corporativo. 

Porém, o que ocorreu foi exatamente o oposto disso. 

Yes, nós temos cultura: cultura para dar e vender! 

Muitas vezes o fato de ser uma empresa de caráter familiar, considerada pequena dependendo de como se olha, pode dar a entender que não existe uma preocupação com a criação de uma cultura corporativa.  Não é, e nunca foi o caso da W12. 

Desde a sua fundação a cultura sempre esteve presente, mesmo quando a empresa existia apenas a partir dos sonhos de dois jovens que pensavam em melhorar a vida do gestor de academias, varando a noite criando o EVO. Ali já existia um embrião de cultura, que era uma cultura baseada em valores. 

Uma vez definidos os valores que fazem parte da vida de uma empresa, tenha ela dois ou dois mil colaboradores, uma cultura começa a ser formada. E isso é muito importante para quem chega: novos sócios, novos colaboradores, fornecedores e clientes. 

Manter intacta esta cultura, certamente, foi um dos fatores que tornou a W12 uma empresa atrativa para ser comprada por uma gigante do setor. 

A #VibeW12 

Com a compra da empresa, o crescimento no número de colaboradores foi inevitável. Com isso, surgiu a necessidade de fazermos, em julho deste ano, um evento para simbolizar de forma concreta a construção daquilo que consideramos a nossa cultura, e resolvemos batizá-la de “Vibe W12”! 

Num evento de imersão durante todo o sábado, colaboradores novos e antigos foram submetidos aos conceitos da cultura que compõem a Vibe W12, e aprenderam algumas coisas das quais não abrimos mão aqui: 

⇒ Não existe hierarquia, mas existe a liderança. 

⇒ Nada é mais forte do que os combinados que fazemos entre nós.

⇒ A competência a gente desenvolve, mas contratamos baseados em valores. 

⇒ Todos na empresa, sem exceção, têm voz.

⇒ A busca pela excelência passa pela autonomia, significado e propósito. 

A melhor forma de aprender, é fazendo 

A condução do evento ficou a cargo do nosso Diretor Geral de Operações, Peter Thomas, e do Presidente da ABC International, Paulo Akiau, que compartilharam o aprendizado por meio de dinâmicas envolvendo todo o time, tanto em pequenos grupos como um grupo geral no auditório principal. 

Desde muito tempo, a crença que existe entre os fundadores e líderes é que o formato de desenvolvimento onde as pessoas colocam a sua voz, se manifestam, participam efetivamente dos conteúdos e combinados, gera uma fixação muito maior, bem como um sentimento de pertencimento por parte de todos. 

Com a divisão em grupos totalmente heterogêneos para discutirem os temas e depois apresentarem para todos no auditório o que foi a visão do grupo sobre aspectos fundamentais da cultura e da vida da empresa, todo mundo vivenciou a oportunidade de ver estagiários e diretores opinando ou apresentando as principais ideias. 

Os guardiões da Vibe W12

Para simbolizar esta construção, ao final do dia foi entregue um muro grafitado com a nossa Vibe W12. Cada colaborador fez um compromisso individual de contribuir pela manutenção dessa Vibe, e depois reafirmou seu comprometimento e sua participação na nossa equipe escrevendo seu nome em um tijolo. 

Para encerrar, toda a equipe elegeu 3 membros da empresa que representam a cultura vivida no dia a dia para receberem uma medalha e se comprometerem a se portar como Guardiões da Vibe W12, disseminando e fortalecendo tudo o que foi visto neste dia. 

Este evento e os dias que se seguiram acabaram ajudando a consolidar a formação de um time que estava prestes a enfrentar um enorme desafio: a IHRSA de 2019, a primeira após a venda da empresa.  Aquela que não poderia ser menor que as outras. 

E precisamos reconhecer: a gente se supera! Nos superamos em termos de mote, tema e mensagem, como veremos a seguir. 

A Vibe W12 e a Gestão Rock And Roll 

Numa das reuniões para decidir o mote da IHRSA, alguém sugeriu este tema: “Gestão Rock & Roll”. Claro que houve um estranhamento num primeiro momento, e a preocupação principal: se o público entenderia essa mensagem. 

Na verdade, a mensagem era simples: para nós o gestor é um rockstar, ele é o cara que faz um show em sua academia. Nós somos apenas aquelas pessoas nos bastidores, garantindo que tudo saia perfeito. E foi com essa proposta contributiva para o mercado que acabamos fazendo uma IHRSA absolutamente memorável, de onde saímos com o time todo mais unido e pronto para os grandes desafios que ainda virão.

Desde a primeira vez que alguém falou em “Vibe W12”, foi mencionado que a energia e a cultura que a gente quer vivenciar é o espírito de IHRSA – que não dá para explicar para quem não viveu isso com a gente.  Mas é esse espírito que a gente tenta colocar em prática para os clientes, todos os dias! 

Firmes para o que vem pela frente 

Olhando para o ano que está caminhando para o fim, percebemos que a decisão de investir numa cultura tem sido fundamental para os desafios que vão surgir: desafios de crescimento, de novos e ousados projetos, e quem sabe, novas frentes.  Tudo isso nos move e nos faz vir, todos os dias, para a sede da nossa empresa – que tem a nossa cara e a nossa vibe, trabalhar naquilo que acreditamos que vai tornar a vida do gestor de academia mais próspera. 

Cada minuto que passamos aqui nos dedicamos a fazer com que ele gaste menos tempo na gestão da academia, com todos os processos automatizados de forma eficiente no EVO, e vá usar este tempo com as pessoas que realmente importam na vida dele. 

Porque a nossa cultura, a Vibe W12, nada mais é do que fortalecer os laços entre pessoas que a gente escolhe, e que valem a pena ter por perto!

Todos nós vamos participar do futuro.

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Quer fazer parte dessa vibe? Trabalhe conosco!

Ou conhecer esse sistema que é líder no mercado e nos permite, ainda por cima, mudar a vida de outras pessoas, além de nossos colaboradores e clientes?

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