No dia a dia de uma academia, quem nunca escutou um cliente dizer que precisa fazer a reposição de aulas? Cada academia tem um padrão de como lidar com as reposições e independente de quem está certo ou errado, isso pode gerar uma experiência ruim com alguns clientes.
O fato é: por mais variados que sejam os motivos, o aluno faz questão de frisar que não acha justo que isso não aconteça.
Depois de muito tempo encarando isso como um problema e buscando uma solução, hoje eu enxergo a reposição de aulas uma mega oportunidade para os gestores de academia! E é sobre isso que vou tratar neste artigo. Se você também enfrenta problemas com as reposições de seus alunos, venha comigo!
Nos dias de hoje entrega de valor e experiência são buscas incessantes do novo consumidor. E sim, esse novo consumidor já está dentro da sua academia. Cabe a nós, gestores, encontrar oportunidades onde víamos apenas problemas. A reposição de aulas é justamente um lugar como esse.
Uma das maneiras de encontrar oportunidade é ver a reposição como uma forma de aumentar o ticket médio da academia.
Qual gestor não deseja aumentar seu ticket, não é? E é aqui que quero chegar. Quer saber como uma simples reposição de aula pode me ajudar a aumentar seu ticket médio? Vamos lá:
Sim, é possível vender algo a mais para seu cliente a partir de uma reposição.
O ponto crucial aqui é termos o maior número de informações na palma da mão. Se temos dentro do cadastro deste cliente quais são suas dores e desejos, podemos usar neste momento. Opa, olha aí a tecnologia nos ajudando!
Tenho uma aluna de hidro, a Dona Aparecida e ela, por um motivo pessoal, ficou ausente por 15 dias. A nossa academia em questão usa a reposição como um benefício aos seus clientes. Só que temos um problema: Os horários de reposição disponíveis não batem com o que a Dona Aparecida poderia ir.
E Agora?
Tudo que estava lindamente planejado pode ir por água abaixo, com a possibilidade de gerar uma insatisfação e uma experiência negativa. Uma excelente saída aqui é olhar quais os objetivos e dores que a Dona Aparecida busca e direcionáveis-la para outra atividade que ela não realiza – mas que agregaria muito aos objetivos que ela busca!
Olha a mega oportunidade esse gestor tem na mão!
Que tal direcionar a Dona Aparecida para repor a aula dela no Pilates, já que no seu cadastro diz que ela precisa trabalhar uma melhora postural, equilíbrio e flexibilidade, pois ela reclama de dores nas costas?
Se tudo estiver muito bem embalado e preparado para a Dona Aparecida chegar na aula de pilates para vivenciar uma experiência incrível, sendo muito bem orientada por um profissional capacitado e atencioso, temos uma grande chance da Dona Aparecida querer começar a fazer o Pilates na academia.
Com isso já geramos mais engajamento e felicidade, conseguindo o nosso primeiro objetivo de encantar os clientes e ter a possibilidade de aumento de ticket médio.
Nós, os gestores, temos muitos problemas do dia a dia que são uma munição para novas oportunidades de negócios. O que precisamos é mudar o olhar, mudar o mindset, mudar a experiência que queremos proporcionar.
Quantos clientes não foram perdidos porque faltou um olhar mais voltado para a oportunidade do que para o problema? Não deixe o tempo passar mais. Sente com seu time, discuta os problemas e monte junto com ele novas possibilidades de negócio dentro do próprio negócio.
E colha os resultados dessa nova mudança de mentalidade!
Sucesso!