Descubra como criar metas eficientes para aumentar seus resultados!
Começar o artigo dizendo que o ano já começou é só um jeito sutil de dizer que o primeiro mês já passou, para te lembrar de algo muito importante:
As suas metas para 2023!
Não estamos falando das promessas de Ano-Novo, dos seus sonhos, seus desejos ou mesmo daquilo que você gostaria muito que acontecesse...
Queremos falar das suas metas!
Se você ainda não criou suas metas, continue lendo este artigo e descubra como resolver isso de uma vez por todas.
De quem é a meta?
Para responder esta pergunta, faça outra:
Quem irá se beneficiar quando a meta for batida?
Claro que se você tiver uma meta específica de perda de peso, é possível que muitas pessoas ao seu redor se beneficiem, mas não estamos falando de efeito colateral. Uma meta desse tipo traz benefícios para a pessoa que emagreceu.
Porém, se estamos falando de metas no seu espaço fitness, é preciso levar em conta que você não será o único beneficiado quando elas forem batidas, certo?
Quer dizer, esperamos que você envolva todos no processo de bater as metas...
Vamos falar sobre isso?
Então continue a leitura!
Quem elabora a meta se compromete a batê-la!
Se até aqui, o seu processo de criação de uma meta foi solitário e o envolvimento dos seus colaboradores se limitou ao momento em que você comunica qual a meta e cobra resultados, temos uma sugestão:
Que tal chamar todos os envolvidos para criar a meta?
Ou as metas?
Sim, pois se forem metas de novas matrículas, sua equipe de vendas deve estar envolvida.
Em metas de retenção, idem, com a inclusão do gerente ou coordenador.
E quanto aos professores, instrutores e equipe técnica?
Bom, no nosso entendimento, o ideal é que você envolva todo mundo!
Você vai perceber que quanto mais as pessoas participam da elaboração de uma meta, maior é o envolvimento delas na hora de alcançar o resultado.
Sim, você terá um comprometimento maior das pessoas quando chamá-las a participar do processo!
E agora, vamos te dar uma sugestão de como criar boas metas.
Você sabe o que são metas SMART?
Em inglês, SMART significa "esperto", mais no sentido de "inteligente" do que do jeito pejorativo que acabou ficando famoso no Brasil, na lamentável frase "o mundo é dos espertos".
Porém, embora seja uma maneira inteligente de elaborar uma meta, SMART é uma metodologia para criar metas onde cada letra tem um significado:
S = Specific
Ou específico, que nada mais é do que determinar aquilo que você quer conquistar.
M = Measurable
Ou passível de mensuração. Esse é o aspecto mais prático, que envolve qual o custo e como medir ou saber quando a meta foi batida.
A = Achievable
Em tradução livre, significa alcançável. O mais importante é destacar a importância dessa meta ser realista, pois uma meta irreal leva a equipe á desmotivação.
Por outro lado, uma meta fácil demais pode impedir o seu crescimento e uma performance boa da equipe, que acaba se acomodando.
Então, mais uma vez, aqui aparece a importância de envolver toda a sua equipe na construção das metas.
R = Relevant.
A relevância da meta é para seus resultados, principalmente os financeiros. Isso significa que você precisa escolher as metas que serão perseguidas.
Demos o exemplo de metas de novas matrículas e retenção, mas você pode escolher muitas outras.
Tomando o cuidado de escolher metas que sejam relevantes e que valham a pena serem batidas!
T = Time-based.
Aqui, existe um aspecto muito importante na construção da meta: em quanto tempo você deseja alcançar a meta?
Fixar uma data para a meta ser batida é importante por dois aspectos:
O primeiro é porque dá a todo mundo uma noção de tempo e o quanto precisa acelerar para correr atrás do resultado.
O outro aspecto será tema do próximo tópico.
Reserve um tempo para rever a sua meta!
Se você criar a meta, por melhor que ela seja e por mais que tenha envolvido todo mundo e ainda assim, ela ficar muito distante do resultado, é sinal que faltou algo no meio do caminho.
Estamos falando da possibilidade de rever a meta.
Ou de parar para analisar como as coisas estão correndo, seja para corrigir algo que não está dando certo ou para reforçar o que não está bem.
Fazendo uma comparação com partidas esportivas, seria equivalente ao momento em que o técnico "pede um tempo" para ajustar a equipe.
E neste momento, ele precisa:
Trazendo para a sua realidade, ele precisa de indicadores!
Sobre este assunto, você pode clicar aqui para ler um artigo específico que fizemos sobre o tema, para você saber a importância de trabalhar os indicadores na sua gestão.
Agora, vamos ao último detalhe para você criar metas boas e que vão te ajudar a ter mais resultado.
Esteja sempre de olho nas metas!
Lembra que falamos da promessa de Ano-Novo no início desse artigo?
Então, sabe por qual razão elas nunca passam de uma promessa?
Porque você esquece o que prometeu. E esse esquecimento, pode parecer proposital, pois você não toma nenhum tipo de cuidado para se lembrar do que prometeu.
Seria como se você escondesse essa promessa para não ter que lembrar de fazer alguma coisa.
Por isso, uma coisa que você precisa fazer é:
Escreva a sua meta em algum lugar!
De preferência, algum lugar onde todos possam ver, todos os dias!
E pode ser um lugar físico, onde a meta está exposta ou em ambientes virtuais, como um grupo de Whatsapp ou outras maneiras de compartilhar com toda a equipe.
No dashboard do EVO, você pode fazer esse acompanhamento e se você não sabe como usar um dashboard da melhor maneira para ter uma gestão de alta performance, aqui neste artigo você pode saber um pouco mais.
Então, agora é com você:
Se você quiser saber como o EVO te ajuda a ter uma gestão de alta performance capaz de bater suas metas para ter um 2023 com muito mais resultado, clique aqui para conhecer tudo o que podemos fazer pela gestão do seu espaço fitness!