Com o aumento da preocupação do brasileiro com a saúde e o bem-estar, a quantidade de pessoas que estão entrando na academia têm subido ao passar dos anos. E essa demanda é refletida nos números do mercado: atualmente, o Brasil é o segundo maior país em academias, de acordo com o SEBRAE.
Isso mostra que abrir uma academia é um investimento que pode ser bastante rentável, principalmente se considerarmos o cenário positivo que o segmento vem enfrentando.
Porém, não basta apenas o capital para investir e a vontade de abrir uma academia para o negócio ser bem-sucedido. É necessário seguir uma série de pré-requisitos, tirar documentos, investir em equipamentos e contratar profissionais para que o empreendimento dê certo.
E se você deseja montar um negócio no ramo, confira a seguir o passo a passo que elaboramos para te ajudar a ter sucesso no empreendimento.
Ao contrário do que muita gente pensa, não é preciso ser formado em educação física para abrir uma academia. Contudo, é importante conhecer a realidade e os números do negócio, assim como contar com, pelo menos, um profissional qualificado para dar as orientações para seus alunos.
O plano de negócios é um documento essencial para a concepção de qualquer empreendimento. Nele você encontra informações sobre todas as etapas de abertura de sua academia, desde os valores, missões e objetivos, até os custos totais envolvidos no negócio.
Ele pode ser feito respondendo algumas questões, por exemplo:
Respondendo essas perguntas o empreendedor será capaz de ter uma visão mais realista do empreendimento. Depois de criar o seu plano de negócio, chegou o momento de dar o próximo passo.
A pesquisa de mercado é importante para o empreendedor obter informações que vão justificar o empreendimento. Por exemplo, com uma pesquisa é possível saber quais são as necessidades reais do público-alvo que você quer atingir, assim como é a concorrência local.
Para conquistar os clientes certos, é preciso determinar qual é o tipo de perfil que você deseja atrair para sua academia. Por exemplo, atualmente é crescente o número de academias focadas, principalmente, na terceira idade.
A pesquisa de mercado revelará quais são os buracos do segmento que ainda não foram preenchidos pela concorrência, o que possibilitará que você entregue soluções para um grupo específico de pessoas, almejando uma fatia do mercado que seu negócio poderá conquistar.
Para determinar o público-alvo, faça as seguintes perguntas:
Assim como no plano de negócios, achar as perguntas certas será determinante para realizar uma pesquisa de mercado que traga as informações importantes para abrir a academia.
Depois de criar um plano de negócios e definir quem será o público-alvo, chegou o momento de encarar a burocracia e ver quais são os documentos necessários para transformar o projeto em realidade.
Para abrir uma academia, o empreendedor deverá ir até a junta comercial do seu Estado, ou no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica, com os seguintes documentos: cópia do RG e CPF do proprietário, contrato social, modelos 1 e 2 da Ficha de Cadastro Nacional (FCN) e os juros pagos por meio do DARF.
Com a firma registrada, o empreendedor receberá um número de identificação do registro, também conhecido como NIRE. Depois, o empresário deverá se registrar no site da Receita Federal para saber quais serão os documentos necessários enviar para obter o CNPJ da academia.
Por fim, com o NIRE em mãos, o empreendedor deverá ir até a prefeitura onde a academia vai funcionar para obter o alvará. Em seguida, será necessário realizar a inscrição estadual e realizar o cadastro na Previdência Social para, finalmente, obter o aparato fiscal para poder funcionar.
O espaço tem que ser grande e localizado, de preferência, em regiões de fácil acesso para o seu público-alvo. O local tem que ser do tamanho que você planeja para a sua academia. Se o empreendimento oferecer apenas musculação, o espaço tem que ser calculado levando em consideração os equipamentos e o número de pessoas (estimadas) que frequentarão o ambiente.
É importante escolher o local levando em consideração os custos relacionados, o contrato e a taxa de crescimento de sua academia. Com o sucesso e aumento da demanda, em alguns casos fica impossível atender os novos clientes por falta de estrutura do ambiente.
Grande parte do investimento inicial para abrir uma academia é para a compra dos equipamentos. Contudo, a escolha desses equipamentos deve estar relacionada com as atividades que você pretende oferecer. Se é uma academia de musculação, é preciso dar uma olhada na concorrência para saber quais são os que estão fazendo mais sucesso atualmente.
Contudo, é importante realizar uma pesquisa no mercado e contar com a consultoria de um especialista antes de realizar as compras. Dessa forma você economizará comprando apenas o necessário para atingir os objetivos de seu estabelecimento.
Contar com profissionais formados e com experiência será determinante para o sucesso de sua academia. A quantidade de colaboradores deve ser estipulada em relação ao número de clientes.
É preciso levar em consideração o horário de funcionamento e a escala de turnos para decidir a quantidade de colaboradores necessários. Isso porque em alguns horários, o número de alunos costuma ser maior do que os outros.
Mesmo que você não entenda, profissionalmente, de musculação e educação física, contar com funcionários capacitados será importante para desenvolver as melhores séries e exercícios para seus alunos.
Depois de seguir todos esses passos, você será capaz de abrir uma academia e entrar no segmento com força para atrair e cativar os seus clientes. A forma como você administrará o negócio influenciará diretamente nos resultados do empreendimento.
Por isso, mais importante do que ter o dinheiro e a vontade de criar o negócio próprio, é estar preparado para atuar na área desejada.
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