Você sabe como parar de perder dinheiro?

Melhorar a retenção pode ser a chave para fazer seu espaço fitness crescer. Confira as nossas dicas!

Randall Neto

Por Randall Neto
Copywriter e Produtor de conteúdo. Tiro ideias do papel e transformo histórias em conexão!

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A retenção de clientes é uma das maiores preocupações dos gestores de academias e espaços fitness.  

Muitos investem em campanhas de marketing, vendas agressivas e outras ações para atrair novos clientes, mas acabam se esquecendo de que manter os clientes já existentes é igualmente importante e pode ser mais rentável a longo prazo. 

Vender bastante sem uma boa estratégia de retenção pode fazer sua academia deixar de crescer.  

Clientes insatisfeitos podem cancelar ou simplesmente não renovar o contrato, e isso pode prejudicar seriamente o negócio.   

Neste artigo, apresentaremos cinco dicas simples e eficazes para melhorar a retenção de clientes em sua academia ou espaço fitness. 

Por isso, é essencial ter uma boa estratégia de retenção para garantir a fidelização dos seus clientes e aumentar o lucro do seu negócio. 

Dica 1 - Atendimento personalizado:  

Oferecer um atendimento personalizado é uma excelente estratégia de retenção. Por exemplo, se um cliente tem uma lesão no joelho, ofereça a ele um treino adaptado às suas necessidades. 

Ou ainda, se o cliente tem interesse em uma modalidade específica, como o Pilates, ofereça uma aula experimental para que ele possa conhecer melhor a modalidade.  

Conhecer as necessidades e expectativas dos seus clientes e oferecer um serviço personalizado pode fazer toda a diferença na hora de mantê-los satisfeitos e fiéis à sua academia.  

Vale dizer que a utilização de ferramentas como o CRM (Customer Relationship Management) pode ajudar na criação de uma régua de relacionamento automatizada, tornando mais fácil e eficiente a oferta de produtos e serviços aos seus clientes. 

Por meio do CRM do EVO, é possível coletar dados dos clientes e utilizá-los para personalizar a comunicação e oferecer promoções e descontos em produtos ou serviços que sejam relevantes para cada cliente em particular.  

Além disso, essa ferramenta também permite o acompanhamento do histórico de compra e atividades do cliente na academia, o que ajuda a entender melhor suas necessidades e interesses. 

Com uma equipe de profissionais capacitados e treinados para oferecer um atendimento de qualidade e uma estratégia de CRM eficiente, sua academia pode ter uma vantagem competitiva no mercado, proporcionando uma experiência única e personalizada aos seus clientes e aumentando as chances de venda de produtos e serviços. 

Dica 2 - Ofereça uma boa estrutura:  

Oferecer uma boa estrutura é fundamental para manter seus clientes satisfeitos e fidelizados.  

Por exemplo, invista em equipamentos modernos e de qualidade, ofereça um ambiente agradável e limpo, tenha um espaço confortável e adequado para cada modalidade oferecida, como um ambiente climatizado para as aulas de dança.  

Dessa forma, você estará proporcionando aos seus clientes uma experiência única e diferenciada, o que pode fazer toda a diferença na hora de mantê-los fidelizados. 

Além de investir em uma estrutura de qualidade, é importante estar presente na vida dos clientes mesmo quando eles não estão na academia. Com o Fiti, o app de treino do EVO, é possível manter um relacionamento próximo e personalizado com os clientes mesmo fora da academia. 

Por meio do Fiti, é possível oferecer treinos personalizados de acordo com as necessidades e objetivos de cada cliente, além de fornecer orientações nutricionais e de saúde.  

Esse acompanhamento remoto pode ser uma excelente forma de manter seus clientes engajados e motivados, mesmo quando não podem comparecer à academia por algum motivo. 

Dessa forma, a combinação de uma estrutura de qualidade na academia, aliada a um acompanhamento personalizado e constante por meio do Fiti, pode ser uma ótima estratégia para manter seus clientes satisfeitos e fidelizados a longo prazo. 

Dica 3 - Comunicação efetiva:  

Uma comunicação efetiva é essencial para manter uma boa relação com seus clientes e fidelizá-los.  

Esteja sempre presente e acessível para seus clientes, por exemplo, por meio de um canal de comunicação direto e eficiente como um aplicativo de mensagens.  

Utilize as redes sociais para se comunicar com eles, divulgando informações relevantes e incentivando a interação.  

Esteja aberto a sugestões e críticas construtivas, e responda prontamente às dúvidas e questionamentos.  

Com uma boa comunicação, você estará fortalecendo o relacionamento com seus clientes e criando uma relação de confiança. 

E quando o assunto é comunicação, certamente o EVO oferece tudo o que você precisa para manter um relacionamento próximo com seu aluno.  

Isso faz toda a diferença quando falamos em retenção!  

Tanto com as réguas automatizadas de CRM, quando as funcionalidades do Fiti, o app de treino do EVO, você estará pronto para ter uma comunicação efetiva com seus alunos.  

Dica 4 - Programas de fidelidade:  

Programas de fidelidade são excelentes estratégias de retenção.  

Por exemplo, ofereça promoções exclusivas, descontos especiais, brindes e benefícios para os seus clientes fiéis, como acesso a aulas extras ou participação em eventos exclusivos. 

 Isso pode incentivar seus clientes a permanecerem na sua academia e ainda indicar novos clientes para o seu negócio. 

Isso tanto é verdade que temos um case de sucesso sobre o nosso Clube de Recompensas, funcionalidade que o EVO lançou de forma pioneira.  

No Case, nosso cliente menciona que o Clube de Recompensas ajuda não apenas na parte da retenção, mas serve também como argumento de vendas!  

Clique aqui para ler o case!  

Dica 5 - Acompanhamento personalizado:  

Oferecer um acompanhamento personalizado é uma estratégia efetiva para manter seus clientes motivados e engajados.  

Por exemplo, acompanhe o desempenho de cada cliente por meio de um sistema de avaliação física periódica.  

Estabeleça metas realistas e acompanhe o progresso de cada um deles, oferecendo feedbacks e orientações para que eles possam alcançar seus objetivos.  

Essa abordagem personalizada pode fazer com que seus clientes se sintam valorizados e motivados a continuar treinando com você 

Conclusão 

Manter seus clientes satisfeitos e fidelizados é essencial para o sucesso do seu negócio.  

Utilize as dicas apresentadas neste texto para aprimorar a estratégia de retenção da sua academia ou espaço fitness.  

E para facilitar ainda mais essa tarefa, conheça as funcionalidades do EVO, que podem ajudar a melhorar ainda mais a retenção dos seus clientes.  

Com uma estratégia efetiva de retenção, você estará garantindo o aumento do seu lucro e o sucesso do seu negócio!  

Fale agora mesmo com um especialista!  

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