Quando falamos em trazer mais clientes para uma academia, pensamos automaticamente em estratégias e meios que geram um alto investimento.
Mas, muitas vezes temos ferramentas gratuitas à nossa disposição que auxiliam e melhoram estes números.
E a internet é a grande aliada nesta jornada.
O valor de um investimento para uma academia é relativo, já que estamos trabalhando com um serviço que depende também de parte física. Investir sem planejamento é arriscado e pode comprometer seu negócio.
Mas, existem meios que estão em nossas mãos e não utilizamos de maneira adequada ou deixamos sempre para depois. Por isso, quero levar você a uma reflexão:
Uma pesquisa recente realizada pelo IBGE mostrou que em 2018, 75% da população no Brasil já está com acesso a internet e novas 10 milhões de pessoas, em média, ganham acesso anualmente.
Ou seja, um número extremamente expressivo e que cresce de maneira veloz.
Estes números servem de alerta para analisar o que o mercado fitness anda fazendo para atingir sua parcela de novos e atuais clientes. E, sinceramente, ainda estamos aquém desse número, estamos caminhando em passos um pouco mais lentos. O que é perigoso e nos leva a um caminho diferente das tendências.
Não precisa ir muito longe para vermos o quanto a internet está presente em nosso dia a dia. Quantos produtos, serviços ou recursos que hoje você contrata e pesquisa na internet?
Desde uma esteira nova até um prestador de serviço é normal que hoje você vá até um site de pesquisa ou rede social para saber preços, reputação ou detalhes do atendimento e suporte, por exemplo.
Então eu pergunto: por que, com as academias, estúdios e boxes seria diferente?
Não precisamos nem dizer o amor que o brasileiro tem pelas redes sociais. Elas estão presentes no nosso dia a dia e acabaram se tornando essenciais na vida de grande parte da população nacional.
Parte desses 75% dos brasileiros com acesso a internet aprenderam ou somente utilizam as redes sociais como principal meio de informação e comunicação. E, por isso, a sua academia, estúdio e box deve também estar neste meio para fazer parte da vida dele.
O primeiro passo para que isso aconteça é COMEÇAR. Sim, por ser algo considerado “básico” muitas vezes deixamos para depois ou terceirizamos o trabalho. E cá entre nós: fazer uma conta no Facebook e Instagram é hoje algo muito simples e provavelmente ocupará pouco tempo do seu dia.
Após fazer o BÁSICO, agora é hora de começar a atualizar e fornecer conteúdo para as pessoas. E lembre-se: neste ambiente você terá clientes e não-clientes, então crie um calendário de postagens pensando em atingir ambos os perfis.
Hoje as pessoas gostam de informação então, mais que somente vender seus planos ou a imagem da sua academia, estúdio ou box pense em fazer postagens que tenham a ver com o seu universo.
O bom é que as possibilidades das redes sociais são inúmeras e você pode utilizá-las para ajudar a reforçar uma imagem do seu negócio. Então, use com bom senso, periodicidade e, principalmente, oferecendo relevância às pessoas que acessarem.
A resposta dessa pergunta é muito simples! Perceba quantas vezes você ou as pessoas ao seu redor fazem algum tipo de compra online. Aposto que provavelmente uma vez na vida você já usou a internet como meio de compra direta ou indireta.
Pois é, não tem como voltar atrás, a compra online já está em nossa cultura e faz parte do perfil de consumo de boa parte dos brasileiros. Isso faz com que o nosso mercado faça um movimento natural de implementar as vendas por meio da internet.
O levantamento feito pela EBIT/Nielsen em 2018 o número de vendas online cresceu em torno de 12% arrecadando R$53,2 bilhões. Ou seja, a tendência é que este número aumente a cada ano, migrando muitas das vendas de balcão para a internet.
Além disso, empresas que possuem opções de vendas online conseguem agregar valor à sua marca e permanecer na memória de um cliente, geram maior engajamento e melhoram também o índice de retenção e/ou fidelização.
Agora que você sabe os principais dados, confira um vídeo feito pela nossa equipe, que explica todos os detalhes para começar a fazer vendas online:
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O segredo é não ficar esperando o momento certo. É o famoso: “colocar o carro para andar e ir trocando as rodas”. Os clientes de academias, estúdios e boxes hoje estão inseridos em um mundo digital, por isso, é quase que uma obrigação você fazer parte do mundo dele.
Se você é cliente EVO, os primeiros passos já foram dados, agora se você ainda não tem o EVO na sua academia, CLIQUE AQUI e peça uma demonstração agora mesmo!
Temos certeza que os nossos especialistas vão ajudar você a entender ainda mais os meios que fazem da internet e redes sociais as modalidades mais rentáveis do mundo atual.