Engana-se quem pensa que projetos de arquitetura para academia são algo que afetam a empresa apenas estruturalmente e não tem nenhum impacto direto de resultados em vendas e fidelização. Nos últimos anos – e cada vez mais – tem ficado evidente que arquitetura passa longe de ser algo meramente estrutural. Toda a experiência que seu cliente passa com o ambiente da academia tem a ver com arquitetura, desde o momento que chega, até a hora de ir embora.
É sobre isso que a arquiteta especializada em negócios fitness, Patricia Totaro, falou em entrevista recente para o nosso projeto EVO Amp. Neste artigo você vai conferir as dicas principais que extraímos deste bate papo, com ideias de baixo custo e execução simples. Assim, você pode começar a pensar na estrutura da sua academia, estúdio ou box JÁ e gastando pouco. Confira:
Patricia conta em sua entrevista para o EVO Amp, que nos últimos meses se dedicou a estudar o comportamento do consumidor das academias ditas “tradicionais”, para ter uma percepção mais apurada sobre como estas mudanças nos ambientes da academia podem impactar nos índices de renovação.
Em suas pesquisas, levantou que entre os clientes de academias que consideram a estrutura ruim, apenas 13% cogitam a possibilidade de renovar suas matrículas.
Já entre os clientes que consideram a estrutura boa, este número salta para mais de 70% de propensão a renovar os planos, o que deixa mais que evidente que, sim, o ambiente é um fator que influencia diretamente na fidelização dos clientes de uma academia.
É muito importante não deixar a situação ficar “crítica” para começar a mexer na academia. O correto é manter-se sempre por dentro das tendências, de olho no mercado e nas melhores práticas, e aplicá-las na academia, mesmo que o negócio já esteja em um bom momento.
Patricia dá algumas dicas preciosas para que o gestor de academia identifique se está na hora ou não de fazer mudanças no projeto arquitetônico e de experiência.
A primeira delas é se perguntar, em termos de estrutura, quais são as razões que fazem seu cliente se matricular na academia, ou de não de matricular. Segundo ela, é comum que os gestores saibam as razões de que acaba saindo da academia, mas poucos conseguem identificar o que faz os clientes ficarem.
Outro processo importante é mapear e documentar informações sobre o seu público, como:
Além disso, ela recomenda que você fotografe a academia, para conseguir analisar exatamente o que seu cliente vê quando entra no seu espaço.
Com todas essas informações em mãos, é hora de avaliar seus resultados de vendas e retenção. E é com essa análise em mãos que você pode começar a executar as dicas que virão a seguir.
DICA ZERO: Antes de colocar qualquer ação em prática, é preciso projetar. Um projeto não necessariamente deve ser algo complexo, mas sim um guia para que você seja inteligente na hora de fazer as mudanças na academia. Isso vai fazer com que você economize, focando energia e investimento apenas nos pontos onde de fato impactará seu cliente. Assim você diminuirá os custos e o projeto se pagará mais rapidamente.
O que fica evidente é que a arquitetura na academia tem uma importância muito maior do que a maioria dos gestores consegue perceber. Pequenas alterações podem gerar grandes impactos, tanto na experiência do cliente, quanto no caixa da academia, aumentando vendas e renovações.
É importante também considerar que o gestor precisa ter um olhar atento às principais tendências do mercado, para trazer as informações e adaptá-las para o cenário de sua empresa.
Pequenos detalhes fazem a diferença e podem transformar a percepção de seus clientes, sem que seja necessário fazer grandes investimentos ou obras complexas. É possível começar com pequenos ajustes e alcançar bons resultados.
A entrevista completa de Patricia Totaro para o EVO Amp está disponível no vídeo abaixo. É só clicar e enviar seu e-mail para desbloquear o conteúdo: