Conheça a experiência inspiradora do Carlinhos Santos, proprietário da Rede Califórnia Fitness e como ele avalia qual o momento certo de abrir a segunda unidade da sua academia
A sua academia tem uma história para contar?
O Carlinhos, da Rede Califórnia Fitness nos contou a sua história, que se confunde com a da sua empresa, e nos deu um insight muito importante sobre uma questão que deve passar pela cabeça de muito gestor: qual o momento certo de abrir a segunda unidade de sua academia?
Vamos ver como foi isso na vida do Carlinhos e se isso se parece com o momento de vida de algum gestor.
A oportunidade inesperada
A história contada pelo Carlinhos foi tema do episódio 21 do EVO Cast, o nosso Podcast aqui da W12 e escolhemos abordar este momento da trajetória dele como empreendedor.
E por mais que os manuais de gestão ensinem a consolidar a gestão em uma unidade, com processos bem definidos e saúde financeira, antes de buscar um vôo mais alto, como abrir uma segunda unidade, no caso da Califórnia Fitness, não foi bem assim.
Na verdade, conforme o contato que temos com muitos gestores que têm mais de uma unidade, quase nunca é assim.
Pelo que o Carlinhos narrou e outros gestores confirmam, o momento de abrir uma segunda unidade não tem tanto a ver com o momento de gestão voando em “céu de brigadeiro”.
O que costuma determinar o momento de abrir uma segunda unidade está ligada a uma palavra: oportunidade.
E quase sempre, esta oportunidade tem duas características:
1- Ela surge de forma inesperada.
2- Ela vem na forma de um negócio que parece tão promissor.
Então, por que o Carlinhos abraçou a ideia de abrir uma segunda unidade?
É preciso compreender que o sucesso envolve risco e desafio
Quando se conhece a história do Carlinhos, não é tão surpreendente o fato de que ele resolveu abrir uma segunda unidade de forma tão arriscada.
Inclusive, no episódio #16 do EVO Cast, o Carlinhos contou um pouco da sua história de como saiu de estagiário a proprietário da academia.
De estagiário a professor, depois a coordenador, gerente, sócio minoritário e, por fim, proprietário da Califórnia Fitness.
Por isso, havia quase um magnetismo entre o gestor ousado e movido a desafios e o gestor de uma academia com problemas…
E com isso, surgiu a oportunidade dele gerir a academia que estava com problemas financeiros, com poucos alunos e equipe ruim.
E assim, após uma breve análise, o Carlinhos embarcou na aventura de ter uma segunda unidade.
E aí, ele conheceu o melhor de todos os seus professores.
Um erro de cálculo na base de 300% no momento de abrir a segunda unidade
Não é exagero.
O Carlinhos fala até com certo orgulho ao dizer que errou em 300% na sua estratégia de gestão, quando abriu a segunda unidade.
E ele se viu diante de um problema enorme: não se tratava apenas de admitir que abrir a segunda unidade tinha sido um erro. O erro de 300% chegou a comprometer inclusive a primeira unidade, que era plenamente saudável.
E aí, o que fazer?
Criatividade. Para encontrar alternativas.
Trabalho. Muito trabalho.
Paciência e humildade para negociar com os fornecedores.
E algo que parece comum a muitos empreendedores de sucesso: fé.
Falando aqui, parece que foi simples, por isso recomendamos que você escute o episódio do nosso EVO Cast – e mais do que isso, se der a sorte de encontrar o Carlinhos em algum destes eventos de fitness, aproveite para tomar um café, ele vai adorar contar a sua história.
E sabe o que o Carlinhos diz que o ajudou muito nesta jornada?
Um software de gestão é primordial para controlar mais de uma unidade
Um dos primeiros clientes do EVO, o Carlinhos tem uma frase muito interessante para ressaltar a importância do software em sua gestão:
“A melhor coisa que o EVO fez pela minha gestão foi me tirar de dentro da academia, pois em muitos casos, o dono atrapalha”.
Claro que existe um tom de exagero na frase.
Mas o que o Carlinhos quer dizer com isso é que o gestor de academia, muitas vezes quando está na unidade, colocando a mão na massa, ele está deixando de lado a sua função principal, que é pensar as ações estratégicas e criativas da academia.
Uma ferramenta do EVO muito elogiada pelo Carlinhos é o dashboard, ou painel de controle.
Segundo ele, ao abrir a tela do computador, ele se sente como num avião ou numa nave espacial, com todos os dados e indicadores que precisa saber para gerir as suas unidades.
Que hoje são 3!
Ou seja, não resta dúvida que valeu a pena correr o risco e aceitar o desafio de abrir uma segunda unidade.
E se você hoje se encontra na mesma situação em que o Carlinhos se encontrava antes de abrir a segunda unidade, continue lendo e veja o que a gente preparou.
Assim como o Carlinhos, você também pode ter um crescimento exponencial
O caso do Carlinhos não é único dentre os nossos clientes que saiu de uma unidade para uma rede.
Pois, com base na experiência que temos com estes gestores e percebendo uma crescente necessidade de alguns gestores de buscar esse tipo de desafio, nós lançamos um material muito oportuno.
Trata-se do Kit para fazer sua academia crescer de forma exponencial.
O kit tem um quiz, um ebook e um white paper que pretende te dar muito mais elementos para decidir se vale a pena ou não abrir uma segunda unidade.
Se você está com esse tipo de dúvida, ou se passa pela sua cabeça expandir a sua operação, não perca tempo, baixe agora o Kit Gratuito.
Conclusão
Queria reforçar o convite para você ouvir o episódio #21 do EVO Cast, com o Carlinhos.
Ele demonstra que a vida do gestor de academia, independente se grande ou pequena, boutique ou low cost, se assemelha em muitos aspectos.
Se você tem vontade de abrir a sua academia, vale muito a pena também o episódio, que é bastante inspirador.
Agora, se você também é gestor e tem uma boa história para nos contar, entre em contato, vamos gravar um episódio do EVO Cast com a sua jornada, pois é muito relevante e inspirador para o mercado.
Comentário