Andressa Moreno chegou na W12 há quase quatro anos atrás e não sabia que tinha talento para vendas. Através de uma conversa com os sócios-fundadores Valério Ferreira e Ary Rodrigues foi identificada a competência em Andressa – que hoje se sente realizada com a sua função.
Neste blogpost Andressa dividiu 6 lições que aprendeu durante estes anos de desafios, descobertas e todas as surpresas que as vendas podem reservar para um profissional. Dicas importantes que podem ser inspiradoras para você e a sua equipe de vendas.
#1 Esteja sempre aberto ao novo
Andressa veio do ramo de produção de programas de TV e seu potencial para as vendas foi notado por ambos os sócios da W12. Com apoio de seus líderes e da equipe de vendas ela topou o desafio e desenvolveu seus talentos:
“Acredito que, por nunca ter tido experiência com vendas e pela W12 oferecer liberdade aos funcionários e dar a possibilidade de desenvolver os seus talentos – muitas vezes adormecidos -, eu me identifiquei”.
#2 O trabalho coletivo é fundamental
Quando Andressa se deparou com um universo diferente do que estava habituada, ela contou com as pessoas mais antigas da empresa e notou que todo trabalho e aprendizado era coletivo:
“Tive muita ajuda e auxilio de toda a equipe – o que até hoje acredito ser o maior diferencial da W12. É muito gratificante ver durante estes anos que a empresa cresceu aos esforços do coletivo”.
#3 Aprenda fazendo
Técnicas e teorias são importantes na vida de qualquer profissional, mas colocar a “mão na massa” é fundamental para fazer as coisas acontecerem:
“Antes de um evento fizemos alguns “teatrinhos” simulando situações. Mas, quando fomos para a prática, tudo mudou. Acredito que somente conversando de maneira natural e entendendo a situação do cliente somos capazes de atende-lo da melhor maneira possível”.
#4 Acredite naquilo que você está vendendo
Quer coisa pior que vendedor “loroteiro”? Se você prestar muita atenção é fácil perceber quando o profissional não acredita naquilo que vende e simplesmente está interessado em vender e oferecer uma solução:
“Eu realmente acredito que as soluções do EVO ajudam os nossos clientes e que podem levar os gestores ao sucesso de seus negócios. A partir do momento que se sabe disso, o ‘método’ de vendas é simplesmente mostrar isso ao gestor”.
#5 A venda não acaba quando termina
Alguns vendedores ao fechar uma venda acabam esquecendo que a venda possui diversas responsabilidades, entre elas está o pós-atendimento. Falsas promessas, falta de cuidado e o descaso podem comprometer a permanência da tão sonhada conversão de prospect para cliente:
“Para mim, o segredo do pós-vendas, é sempre oferecer o nosso melhor, cuidar com capricho do cliente.
Quando se tem um cliente parceiro, feliz, pode ter certeza que ele gerará muitos frutos”.
#6 Não vale tudo na hora de vender
O desespero pelo fechamento de um prospect muitas vezes leva o vendedor a efetuar vendas erradas para públicos que não precisavam do que está sendo oferecido. A necessidade de um cliente deve estar sempre em primeiro lugar:
“É importante descobrir se o gestor é foco e potencial para ser cliente EVO, uma vez que se chega à conclusão que sim, vale a pena lutar para que ele consiga fechar o sistema.
Por outro lado, não vale a pena fechar de qualquer forma, pois uma má venda resultará em um cliente infeliz, que fatalmente cancelará o serviço mais tarde”.
As lições que a Andressa aprendeu na W12 pode ser exemplo para a sua equipe e sua gestão. Aprender com experiências diferentes e compartilha-las é algo que só acrescenta e transforma uma pessoa e o seu negócio.
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