Um dos muitos inimigos do gestor de academia é a inadimplência, pois dependendo do nível de gestão, ele age silenciosamente e leva uma parte significativa do seu lucro.
Em muitos casos, o gestor administra a inadimplência a partir do momento em que o pagamento não ocorreu, através do bloqueio do acesso do cliente na catraca ou com ligações de cobrança.
Aqui neste artigo, queremos mostrar pontos vulneráveis em sua gestão que você talvez não esteja atento e que são cruciais para aumentar a inadimplência na sua academia.
Esta, talvez, seja a raiz de muitos problemas no que diz respeito à gestão da academia, pois a falta de controle financeiro deixa o gestor numa espécie de limbo, que prejudica qualquer tentativa de formular uma estratégia ou tomar uma decisão.
No aspecto específico da inadimplência, o grande problema é que, se você não gerencia seus recebimentos, muito provavelmente não controla os vencimentos dos clientes, permitindo que a situação de inadimplência só aumente.
Sim, quanto maior for o tempo que o cliente está devendo, maior será a sua dificuldade em receber – e mais constrangedor poderá ser a tentativa de receber.
Por isso, comece hoje, o quanto antes, a controlar a gestão financeira de sua academia, este é o primeiro e mais importante passo que você pode dar para reduzir a inadimplência da sua academia.
Vamos ver como melhorar este controle combinando duas boas práticas, a que falamos neste tópico e a sugestão que vem a seguir.
O controle de acesso à academia, no que diz respeito à inadimplência, pode ser um excelente aliado, principalmente no que diz respeito a corrigir o defeito abordado no tópico anterior.
Quando você tem uma catraca para controlar o acesso dos clientes à sua academia, pelo menos o problema do longo período de atraso no pagamento você pode sanar, pois, a princípio, basta bloquear o acesso do inadimplente.
Porém, é preciso ter cuidado com a maneira de se comunicar com este cliente, principalmente porque a recepção da academia pode ser um lugar muito exposto e criar um clima de constrangimento.
Por isso, para melhor utilizar o controle de acesso à sua academia, é importante ter um bom relacionamento com os clientes, o que você consegue obter se prestar atenção no próximo tópico.
Imagine que a única ligação que o seu cliente receba de você seja após ter sido bloqueado na catraca, lembrando que a mensalidade está em atraso.
Como você se sentiria, caso isso acontecesse contigo?
Para evitar esse tipo de situação e, ao mesmo tempo, agir em relação à inadimplência, é primordial que você tenha um relacionamento efetivo com o seu cliente.
O ideal é que você faça isso através de um CRM (Customer Relationship Manager), que é a gestão do relacionamento com o seu cliente.
Esse relacionamento pode ser realizado preferencialmente através de um sistema de gestão e cria momentos em que você entra em contato com o cliente por diversos motivos.
Podemos citar alguns bons momentos para você entrar em contato com seu cliente:
⇒ Quando ele frequenta mais de 3 vezes na semana (você o parabeniza)
⇒ Quando ele realiza a troca do treino dentro da frequência combinada
⇒ No dia do seu aniversário
⇒ Caso ele tenha atingido uma meta
⇒ Convidando para um evento
Em casos mais sofisticados, você pode também ter um fluxo constante de comunicação com ele sobre assuntos que sejam de seu interesse, tudo isso para enriquecer o relacionamento e contribuir para que ele tenha uma percepção de valor maior do serviço entregue pela academia.
E como veremos abaixo, este relacionamento deve ser cultivado desde o início!
Normalmente, uma quantidade imensa de energia é gasta para trazer o seu cliente para a academia, muitas vezes em nome de bater a meta de vendas!
Não existe nada de errado com isso, pois uma academia não sobrevive sem vendas, mas você já parou para se perguntar se as expectativas que o seu cliente tem no momento da venda são concretizadas quando passa a efetivamente usar a sua academia?
Para garantir que exista um bom alinhamento entre expectativa e experiência, nossa sugestão é que você implemente um procedimento de onboarding em sua academia!
Esta é uma prática comum em empresas de tecnologia, mas nós entendemos que o conceito pode (e deve) ser “copiado” pelas academias.
Para saber mais sobre como ter um bom processo de Onboarding em sua academia, recomendamos que você leia este artigo, onde você vai poder também ouvir o episódio do nosso Podcast que trata do mesmo assunto!
Vale a pena investir nisso, pois quanto mais engajado o seu cliente estiver, melhor vai ser a qualidade do seu relacionamento com ele e menor a chance dele se tornar um inadimplente.
Até aqui, estamos falando sobre não deixar sua academia vulnerável à inadimplência e algo que deve estar na sua agenda é buscar um sistema de gestão.
Desde CRM até mecanismos automáticos de cobrança, tudo isso pode ser feito através de um bom sistema, que se torna um aliado no seu dia a dia.
Temos como foco proporcionar ao gestor, melhor performance em vendas e recebimento, por entender que o ponto central da gestão de uma academia passa por aí.
Uma carteira de recebimento bem administrada significa menor inadimplência e sem a menor sombra de dúvida, ainda gera economia de tempo em sua rotina!
Se você quiser conhecer o EVO e descobrir o que ele pode fazer pelas vendas e recebimento de sua academia, clique aqui para agendar uma conversa com um de nossos especialistas.
Esperamos que você atente para os pontos que podem deixar sua academia vulnerável à inadimplência e que possa, junto de sua equipe e um sistema de gestão, combater cada um deles.
E se a inadimplência continuar sendo um problema, talvez seja o caso de pensar em terceirizar a cobrança das mensalidades atrasadas de sua academia, procurando uma empresa séria, honesta e que atente aos limites legais previstos em lei.