Gestão

5 maneiras de reduzir a inadimplência em sua academia

Faltando poucas semanas para o final do ano é hora de fazer o balanço financeiro […]

Randall Neto

Por Randall Neto
Copywriter e Produtor de conteúdo. Tiro ideias do papel e transformo histórias em conexão!

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Faltando poucas semanas para o final do ano é hora de fazer o balanço financeiro do ano de 2016 e saber quanto de fato a sua academia, box ou estúdio de Crossfit teve de lucro. E é aí que percebemos que muito do dinheiro que escorre pelo ralo está relacionado com a falta de pagamento de alguns alunos.

 

Sejamos realistas: a inadimplência sempre irá acontecer. Mas, o ideal é que você utilize ferramentas que ajudem a combater este problema. E para que isto aconteça, parte exclusivamente do gestor as iniciativas que podem chegar a quase zero o número de alunos que devedores.

 

Separamos 5 fundamentos que podem reduzir drasticamente o número de inadimplentes em sua academia. Confira:

 

#1 – Ter um sistema de gestão para a sua academia

 

A época de controlar todo o financeiro de sua academia, estúdio ou box em planilhas de Excel ou softwares básicos acabou. Hoje em dia, a saúde financeira de um negócio depende MUITO da tecnologia e de ferramentas eficazes.

 

Saber como está o andamento de entrada, saída e devedores lhe dá a prevenção necessária de futuras surpresas desagradáveis, preparando você para administrar a sua academia dentro da realidade que ela se encontra.

 

Ter um sistema de gestão é a premissa de uma boa gestão e ter o controle total financeiro.

 

#2 – Criando uma régua de relacionamento

 

As réguas de relacionamento não servem apenas para prospectar novos clientes. Elas podem ser poderosas na hora recordar o seu cliente sobre uma cobrança ou alertar sobre algum saldo devedor.

 

Realize alguns disparos de e-mail que lembrem que o cliente está inadimplente e reforce a situação por SMS. Assim, você evita reclamações de que notificou o cliente.

 

Exemplo: “Olá, tudo bem? O seu pagamento ainda não consta em nosso sistema. Aconteceu alguma coisa? Entre em contato agora mesmo conosco pelo telefone: 99 9999-8888”

 

Tenha cuidado: escreva mensagens que não soem grosseiras e nem com o único propósito de cobrar por cobrar. Dependendo do caso, o cliente pode se afastar de vez de sua academia.

 

 

#3 – Implantando Débito Recorrente em sua academia

 

Muitas vezes, os clientes não efetuam o pagamento na data correta devido ao esquecimento ou a perda do boleto ou outros métodos mais arcaicos. Isto acaba acarretando um débito e atrasa a entrada no seu fluxo de caixa que pode aos poucos prejudicar o seu faturamento.

 

O débito recorrente é uma ferramenta fantástica para diminuir o número de “esquecidos” ou pessoas que não pagam regularmente o plano de sua academia -, além de contar com uma tecnologia super segura.

 

Utilizado por empresas como o Netflix, o débito recorrente é hoje um dos métodos mais seguros de pagamento e recebimento. Valendo a pena o investimento e adesão.

 

 

#4 – Bloqueando o acesso

 

Este tópico talvez seja o mais polêmico de todos, afinal, não é confortável para nenhum dos lados, que uma academia bloqueie o acesso de um aluno. Mas, fique tranquilo esta atitude é legítima!

 

Em uma academia que não possui um software com controle de entrada e saída integrado a uma catraca, pode acontecer de alguma recepcionista deixar passar alguém que esteja inadimplente. E é aí que o controle fica comprometido!

 

Bloquear o acesso para um aluno inadimplente não é cruel, inconveniente ou algo do tipo. É uma maneira de evitar que esta atitude vire corriqueira, afinal, ele não é correto utilizar um serviço e não pagar por ele.

 

 

#5 – Esteja preparado para fazer acordos

 

É de extrema importância que em sua academia exista um plano financeiro para futuros acordos com clientes que não pagam seus planos. Estas condições podem garantir que o seu cliente continue matriculado e quite a dívida existente.

 

Ser flexível e utilizar a inadimplência como uma oportunidade de fidelização é uma estratégia que deve ser utilizada com cuidado e atenção. Ao mesmo tempo que é necessário ser flexível e compreensivo, deve-se ter cautela para que o seu cliente não se acomode.

 

 

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