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Conheça as 4 Principais Falhas do Mercado de Academias, Estúdios e Boxes

Conheça as 4 principais falhas cometidas pelo mercado de academias, estúdios e boxes, e descubra […]

Randall Neto

Por Randall Neto
Copywriter e Produtor de conteúdo. Tiro ideias do papel e transformo histórias em conexão!

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Conheça as 4 principais falhas cometidas pelo mercado de academias, estúdios e boxes, e descubra como evitá-las.

Segundo a ACAD, hoje o Brasil possui cerca de 30 mil academias (15 mil a mais do que quatro anos atrás) movimento mais ou menos 2,5 bilhões de dólares.Um número que mostra o quanto o mercado cresceu e está em constante expansão.

Com base neste número, muitos podem pensar que quanto mais academias abertas pior para a sua, mas, não! Segundo esta mesma pesquisa existem APENAS 8 milhões de brasileiros matriculados (sendo que temos em torno de 207 milhões de habitantes). Ou seja, ainda existem MILHÕES de pessoas que sequer frequentam uma academia, estúdio ou box.

Alguns profissionais dizem que o mercado está saturado, que as grandes redes acabaram com as academias de pequeno e médio porte, que hoje em dia qualquer blogueiro fitness virou preparador físico e etc. Mas, será que isto é argumento para as falhas que muitos comentem?

Taxi Vs Uber, TV a cabo Vs Netflix, Spotify Vs Gravadoras. Todos os mercados possuem seus concorrentes e com as academias podia ser diferente. O que vai determinar o sucesso de um negócio fitness é uma visão sistêmica, poder de mudança e principalmente enfrentar qualquer problema com profissionalismo e ferramentas.

“Uma Low Cost chegou em meu bairro! E agora?”

Talvez esta seja a frase mais dita nos últimos anos por gestores e profissionais de academias. Uma afirmação perigosa que leva a uma das primeiras falhas do nosso mercado: O PESSIMISMO.

A concorrência abre possibilidades para novas ideias e maneiras de você rever o seu negócio. A situação é a oportunidade de investir mais em estrutura, aulas especiais e atualizações que muitas vezes são deixadas de lado. Pessimismo nunca é a solução e pode levar o seu negócio a um caminho muito perigoso.

“Minha academia sempre funcionou assim”
Este pensamento é muito comum em algumas pessoas que ainda são resistentes a mudanças. Por mais que uma academia, estúdio ou box tenha conseguido êxito do jeito que sempre operou, o mundo hoje em dia OBRIGA que algumas mudanças aconteçam.

Cruzar os braços e não enxergar que as mudanças ocorrem de maneira veloz é pedir para ficar para trás. Acompanhar e aderir a novidades tecnológicas, que estimulem o psicológico de seu aluno e investimento em modalidades é questão de sobrevivência.

“Tecnologia é artigo de luxo”

Em pleno ano de 2017, existem alguns gestores que acreditam que ter tecnologia é luxo ou apenas status. Com o propósito em ajudar o dia-a-dia e alavancar uma academia, um software que controla contas, acesso, agenda de aulas etc. É primordial para qualquer que seja o tamanho do negócio.

Faça o seguinte exercício: pense quantos lugares que possuem um excelente funcionamento (tanto de atendimento quanto de gestão) ainda possuem controle manual? Aposto que quase zero. TUDO É TECNOLÓGICO e torcer o nariz para isto é uma falha grave. É como oferecer uma aula de Power Jump sem ter o trampolim.

“Meu diferencial é o ATENDIMENTO”

Será que realmente o seu atendimento é diferenciado? Será que ele não é igual ao de todo mundo?

O atendimento em uma academia parece não ter segredo. Mas, lembre-se que ele vai além de uma boa recepção e professores simpáticos. Cuidar de um aluno é muito mais que isso, é proporcionar experiência e principalmente ajudá-lo a alcançar o seu objetivo.

CRM, acompanhamento de treino, mensagens em SMS entre outras ferramentas auxiliam que o seu aluno sinta-se realmente cuidado. Cordialidade e atendimento bom é o básico! Você não faz mais que a sua obrigação.

Vamos a um exemplo: quando você abre uma conta em um banco, você não prefere um que ofereça aplicativo mobile para você ter comodidade em suas operações? Então…Isto é experiência (básica).

Cuidado vai além de uma montagem de treino, um bom dia acompanhado de sorriso e outras cordialidades. O desafio é encantar o seu aluno todos os dias, em vários momentos. Pense nesta relação como um casamento e que você deve alimentar o “amor” a cada dia. E se você falhar ou não dar a devida atenção ele te abandona sem dó e piedade.

Se quiser saber mais sobre experiência CLIQUE AQUI e leia o artigo sobre customer success

Essas são uma das várias falhas que o mercado de academias ainda possui. Mudar pensamento, atitudes e fazer com que a expansão do mercado continue é bom para todos. Por isso, repensar os rumos da gestão é o primeiro passo e agir é preciso!

E você já pensou ou pensa assim? Comente o que você acha sobre o assunto.

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