Descubra como 4 indicadores básicos para você acompanhar em sua academia podem mudar seus resultados
Você sabia que existem 4 indicadores que podem salvar o seu ano de 2021 e com isso, ajudar você a decolar?
Vamos te entregar uma informação precisa, relevante, “na veia” para que você possa promover mudanças significativas em seu negócio!
E é preciso advertir: não tenha “medo” do conteúdo básico!
Queremos que você se atente a detalhes que talvez possam passar despercebidos em sua operação e estão fazendo com que você perca dinheiro ou deixando de ganhar mais.
Um dos motivos que nos animou a entregar esse conteúdo foi a seguinte frase:
“Fazer o básico BEM FEITO é o que te ajudará a IR ALÉM”.
Você está fazendo o básico em sua gestão?
Esperamos, com esse artigo, provocar essa reflexão e despertar em você a urgência de cumprir pelo menos com esse básico!
Vamos falar de 4 Indicadores básicos. E são indicadores que não te dão respostas imediatas, mas indicam caminhos a serem seguidos e sobretudo, onde focar as próximas ações.
Vamos a eles!
1- Clientes Ativos
Vamos começar com o mais básico dos indicadores: o número de clientes ativos em sua academia, box ou estúdio.
Antes que você me diga que já mede esse número, eu te devolvo com uma pergunta: seu indicador é do número de clientes ativos ou do faturamento de sua academia?
Faz diferença?
Queremos demonstrar a você que sim, pode fazer bastante diferença! Por alguns motivos:
- Medir o faturamento não dá uma noção muito palpável de sua operação.
- Ao medir o número de clientes ao invés do faturamento, você consegue estabelecer metas de forma mais empática com a sua equipe. É mais fácil traçar uma meta com o número de clientes do que estabelecer um número frio, meramente monetário.
- Ao traçar a meta, o seu consultor de vendas sabe quantos negócios ele terá que fazer: uma venda = um negócio.
- Negócios são feitos por pessoas, com pessoas! Esse indicador torna as coisas mais pessoais e estimulantes!
Quais as informações mais importantes que esse indicador pode te fornecer?
Para ficar apenas em duas, muito relevantes e úteis para a sua operação, podemos citar o percentual de crescimento, sempre comparando com o ano anterior.
Através do indicador do número de clientes ativos, você tem uma noção absoluta de grandeza de sua operação, para determinar futuras ações e efetuar correções de rota.
CUIDADOS IMPORTANTES:
Apesar desse número parecer absoluto, tenha cuidado com dois detalhes:
- Clientes VIP: Existem aqueles clientes que – por diversas razões – têm desconto, permuta ou mesmo gratuidade. Meça quantos são, o impacto deles no seu fluxo de caixa e até mesmo questione sua permanência.
- Inadimplência: Esse também é um dado fundamental para você avaliar e comparar o reflexo do seu número de clientes ativos com o faturamento.
Por último, duas sugestões:
- Se você não tem indicadores em sua operação, comece por esse.
- Se você já mede o número de clientes ativos, descubra o que mais pode ser levado em consideração sobre eles.
2- Visitas
O segundo indicador que sugerimos que você passe a medir é o número de visitas em sua academia, box ou estúdio. E você já deve imaginar que não vamos nos limitar a dizer para você simplesmente saber quantas pessoas entram em sua academia para fechar um plano.
Quando você mede o número de visitas, algo fundamental precisa acontecer no espírito de sua equipe de vendas: ela precisa estar PREPARADA para receber essas visitas! Invista em treinamento, mas antes de qualquer coisa, estimule seus consultores a saber identificar o perfil do visitante.
É fundamental saber se a pessoa que entrou em sua academia é um usuário habitual e praticante de atividade física, ou alguém que nunca entrou num estabelecimento desses e só foi até lá muito a contragosto, depois de receber más notícias em uma consulta médica e ameaças da esposa.
Aliás, concentre seus esforços e seu treinamento em receber esse cara que não faz ideia do que seja e do que se pode fazer em uma academia! Tente fazer seus consultores “calçar os sapatos” desse visitante, para fazer a correta conexão, ajudá-lo a quebrar paradigmas e não apenas convencê-lo de que precisa de fato começar a frequentar uma academia…
Desperte nele a necessidade de começar o quanto antes, fazendo-o acreditar em cada fibra de seu ser, que a academia é o lugar onde ele vai resolver grande parte dos seus problemas!
Você já ouviu alguém falar da importância de causar uma boa primeira impressão? Provavelmente. Por isso, seja extremamente eficaz ao causar essa boa primeira impressão, pois dificilmente você terá uma segunda chance!
Ok, seu time está treinado, afiado e preparado para receber o visitante, seu tour de vendas é criativo e matador, você confia em seus diferenciais e seus consultores não costumam “perder venda”, isso é motivo para se sentir confortável?
E se eu te disser que essa primeira impressão foi deslocada para um momento antes da visita pessoal? Já percebeu onde eu quero chegar?
Sim, estamos falando do “ambiente virtual” de sua academia, box ou estúdio.
Um indicador que já posso te entregar correndo o risco de “chover no molhado” porque é algo que você já deve ter percebido é que o número de visitas pessoais em sua academia vem diminuindo através dos anos.
Sim, isso você já sabe e acompanha, por isso queria te alertar: esse número vai diminuir ainda mais!
Por uma simples razão: essa visita está acontecendo no ambiente virtual!
Diante dessa informação, você já parou para pensar se você está preparado para receber o visitante no site de sua academia, na sua página do Facebook ou outras mídias sociais?
Hoje em dia, as pessoas têm pouco tempo disponível e muita informação que pode ser acessada com a ponta dos dedos nos smartphones. Por isso, capriche na entrega dessas informações, cative o seu visitante, desperte nele a vontade de ir à academia conhecer de verdade o seu ambiente!
Portanto, meça quantas pessoas te visitam, na academia e na internet!
E depois que te visitam…
3- Conversão
Você já deve ter ouvido muita gente dizer que depois de tudo, da visitação (on-line ou pessoal) à coleta de informações, se um cliente não fechar a venda, é inadmissível.
E é!
Salvo as exceções, os indecisos e pessoas com perfil muito cuidadoso, você tem obrigação de fechar a venda com uma pessoa que te visitou. Sim, OBRIGAÇÃO! Ele visitou seu site, tirou dúvidas, se informou quanto ao preço, se ele se dispôs a ir até você, só pode ser para fechar o plano!
Ou, na pior das hipóteses, deixar marcado um “segundo encontro”.
O que seria?
Crie em seu roteiro essa possibilidade para o visitante que não fechar e insira um momento que seja atrativo, quer seja uma Avaliação física, uma aula experimental (com data marcada) ou ainda, em último caso, uma ligação com horário agendado.
Porém, gostaríamos de aproveitar que estamos falando de conversão e não nos restringirmos a medir apenas o número de conversões em relação ao número de visitas. Aproveite a presença do visitante em sua academia para extrair dele o maior número de informações possíveis!
- De onde ele veio?
- Onde mora?
- Como ficou sabendo da existência de sua academia, box ou estúdio?
Acumule o maior número de dados possíveis e os analise de forma criteriosa essas informações, elas serão fundamentais para você definir futuras estratégias e investimentos.
O que converte mais? Onde converte mais? Qual ferramenta gera mais conversão? Meça, descubra e “siga o caminho do rei”, ou seja, invista no que dá mais certo, gastando menos e com mais resultado!
Agora voltando a falar da conversão propriamente dita, também existem informações muito úteis para serem retiradas de uma simples “venda fechada”.
Você já pensou em medir qual é o seu consultor que mais converte em apenas uma visita? Se os números dele forem muito superiores aos demais, descubra como ele consegue fazer isso! Na outra ponta, se a conversão da sua equipe estiver baixa, descubra o que está errado!
Invista em treinamento da equipe: tire os vícios de outros mercados e ensine os que são “verdes”. O treinamento da equipe cabe a você, Gestor. Se você não souber fazer isso, busque essa competência no mercado.
Não tenha a ilusão que existe um colaborador pronto e que basta contratá-lo, que ele vai chegar e “resolver”. Traga para a sua academia alguém com o potencial a ser desenvolvido por você (ou por quem você contratar) para ser um bom vendedor.
4- Renovação
O último dos indicadores básicos que trataremos nesse E-book é talvez o favorito dos gestores:
A Renovação.
Porém, da mesma forma como o Gestor adora o momento da renovação, nada tira tanto o seu sono quanto o oposto, ou seja, o cancelamento!
Por isso, para garantir um processo de renovação tranquilo e eficaz, antes de mais nada é fundamental fugir de certas armadilhas causadas pela falta de cuidados em sua gestão.
Por exemplo:
Antes de conversar com o seu cliente sobre renovação, certifique-se que ele está frequentando sua academia, box ou estúdio. Imagine como ele irá se sentir, tendo sido “esquecido” durante muito tempo e de repente, do nada, é procurado para renovar o plano de algo que ele não está usando!
Portanto, procure acompanhar de perto a vida de seus clientes em sua academia! Não apenas para evitar o “mico” de procurá-lo no momento da renovação e ouvi-lo (em casos mais drásticos) pedir o dinheiro de volta. É primordial que você meça a frequência dos clientes por uma razão básica:
O cliente veio até você procurando uma transformação e ele só vai conseguir essa transformação se estiver frequentando!
Como controlar a frequência dos clientes?
Tem que ser através de um sistema, afinal de contas, você não está mais na idade da pedra para usar fichinhas e planilhas de excel. Invista em sistemas que automatizem esse processo, que te forneça dados sobre a rotina dele, que possibilite a você celebrar com ele os resultados alcançados e até cobrar quando estiver um pouco ausente.
Mostre que você se importa.
Aliás, se importe de verdade com os seus clientes, ele vai perceber e vai adorar! Quem não gosta?
Nesse sentido, estimule o seu professor a estreitar o relacionamento com o cliente. Acompanhe se o treino é trocado, pois se o treino foi trocado ou renovado, é sinal que ele está treinando com assiduidade, portanto, a possibilidade dele estar obtendo resultado é enorme.
Além da assiduidade, vale a pena medir a frequência com o que o treino do cliente assíduo está sendo trocado. Não apenas pelo fato dele não se sentir entediado ao fazer o mesmo treino há muito tempo. É sabido que a mudança nos treinos é fundamental para que o cliente obtenha os resultados desejados, isso se chama INVESTIR NO SUCESSO DO CLIENTE!
Se você ainda não está focado nisso, precisa começar a pensar urgentemente a ter isso em mente! O cliente que está obtendo o resultado almejado é o cara que experimenta a sensação de sucesso e você, em sua academia, box ou estúdio, são os grandes responsáveis por isso!
Um ótimo aliado para isso é uma ferramenta que você provavelmente usa todos os dias, várias vezes por dia: um aplicativo!
Sua academia ainda não tem um?
Pesquise, existem várias opções no mercado, alguns inclusive integrados com o seu software de gestão, totalmente acessíveis. E com eles, você torna possível ao cliente levar sua academia no bolso, para onde for, facilitando a comunicação e o cuidado com ele!
Pense na jornada de experiência dele do momento em que conhece sua academia até o momento em que, da casa dele, quer saber o que está acontecendo ou está para acontecer lá!
Um relacionamento próximo com o cliente é a melhor ferramenta de renovação!
CONCLUSÃO
Abordamos aspectos básicos, porém essenciais em sua gestão, que você pode começar a cuidar ainda nesse ano e certamente farão toda a diferença no ano que vem.
Os indicadores econômicos demonstram que estamos perto de experimentar uma melhora nos índices de mercado, depois de um tempo de pessimismo e más notícias.
E para colocar em prática tudo o que você leu aqui, nada como contar com o auxílio do melhor software do mercado!
Agende agora mesmo uma conversa com um especialista em gestão do EVO e comece a mudar seus resultados!
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