Estamos convictos que a estratégia de realizar vendas online em sua academia pode gerar um aumento na sua receita, com um esforço menor e um custo de aquisição por cliente mais baixo do que da maneira tradicional.
Falamos neste artigo que sua academia deve começar a efetuar a venda online urgentemente, ajudando a eliminar as desculpas que te impedem de usar essa funcionalidade.
Aqui, vamos falar sobre a Live que fizemos no Facebook, onde o nosso Gerente de Vendas e Marketing, Dilson Mendes, junto com a nossa especialista na parte de educação no site, Eliete Constantino, falaram de forma simples e prática, sobre a venda online e nós extraímos do conteúdo 5 dicas para que você comece a usar imediatamente em sua academia, conforme veremos abaixo.
Uma das travas de quem ainda não está realizando vendas online na academia diz respeito a um questionamento que não deve existir: “será que eu tenho tamanho ou estrutura para fazer vendas online?“.
Esse questionamento não deve existir porque a condição para começar a fazer vendas online independe de tamanho ou estrutura. Tudo o que você precisa é de um software de gestão que possua essa funcionalidade, que faz a integração com o site.
Na Live, explicamos de forma detalhada como o gestor que possui o EVO pode usar a funcionalidade de venda online e começar a utilizar.
Claro que além da ferramenta, é preciso fazer algumas coisas no que diz respeito ao seu ambiente virtual, além de criatividade e vontade de fazer a coisa funcionar.
Tudo isso será tratado de forma mais detalhada nas próximas dicas, porém, nenhuma outra dica terá eficácia se a mensagem contida nessa não for assimilada: todo mundo pode vender online, ou seja, não tem porque você adiar o momento de começar a vender online!
Para te deixar mais confiante, escute o Podcast que fizemos com o Júnior Crocco, especialista no assunto, que conversou com nossa Gerente de Marketing sobre venda online em academia.
Agora, vamos falar sobre como obter excelentes resultados com a venda online a partir de alguns passos!
Quando dissemos que todo mundo pode vender online, queremos tirar o seu medo de entrar nessa nova trilha, porém, é nossa obrigação fazer alguns alertas sobre como você deve se preparar para que essas vendas online aconteçam com eficácia.
E o primeiro passo, muito importante, é esse: você deve estar pronto para receber a visita online dos seus futuros clientes!
Ora, você não se prepara para receber as pessoas que chegam na recepção de sua academia, treina a sua equipe, elabora um bom script de vendas, pensa num tour que desperte no visitante a vontade de se matricular na academia? Então, é preciso tomar os mesmos cuidados no que diz respeito à visita online.
Antes de mais nada, o seu site deve ter boas informações para o visitante.
De preferência, tenha depoimentos de clientes, se possível em vídeo, para dar ainda mais segurança e credibilidade. Isso humaniza o seu espaço virtual, não se trata de uma empresa querendo te vender um plano, mas de alguém recomendando algo que deu certo para ela!
Se você está num estágio um pouco mais evoluído em sua gestão, já tem seu posicionamento definido, o que significa que conhece bem o seu cliente. Portanto, consegue falar das dores dele e isso gera empatia com o visitante que tem aquela mesma dor – e normalmente, muita urgência em deixar de sentir essa dor!
Uma dica que também pode fazer muita diferença é incluir em seu site ou sua página do Facebook um “Tour 360”, que é uma forma da pessoa conhecer bem a sua academia sem precisar ir.
Hoje em dia, existem empresas que fazem esse serviço a preços acessíveis e na nossa visão, essa ferramenta auxilia e muito a academia a mostrar seus serviços online.
Com isso, você se coloca apto a vender online. Porém, existe um cuidado que você precisa ter e é tão importante que terá um tópico para falar apenas sobre isso. Vamos ver do que estamos falando!
No tópico anterior, falamos sobre os cuidados necessários para você se posicionar online e receber visitas.
Porém, de nada adianta você ter todas as funcionalidades possíveis em seu site, se ele não for inteiramente voltado para a conversão.
O que significa que toda a trilha que o seu cliente percorre em seu site deve desembocar, obrigatoriamente, na conversão!
Tenha em mente que um visitante não pode sair do seu site sem receber uma oferta de compra!
Comece a pensar a arquitetura do seu site como um veículo para efetuar vendas, não mais como uma mera peça institucional onde as pessoas irão “conhecer” a sua academia.
É importante ser visto e ser conhecido, mas uma vez que você conseguiu fazer com que a pessoa chegasse até você, é muito pouco, tendo as ferramentas adequadas e a estratégia correta, permitir que ele saia sem receber uma oferta de compra.
Para isso, é fundamental que o seu site conduza seu visitante para esse momento de compra e isso pode ser feito aplicando o que foi dito no tópico anterior e, principalmente, oferecendo o que veremos abaixo.
A pessoa que chegou à sua academia, provavelmente foi movida por algum impulso e está tomada pelo desejo de começar a praticar alguma atividade física.
Portanto, está propensa a fazer uma compra no seu site, se gostar do que viu.
Porém, nem mesmo todo o ardente desejo de uma pessoa de dar início à décima versão do seu “projeto verão 2019” será suficiente para ela comprar de você online se a única opção que você oferecer for um contrato longo, como por exemplo, um pacote anual e tradicional.
Neste momento, o ideal é que você tenha um modelo específico de contrato, que pode ter dois motes:
⇒ Um Pacote de experiência: seria como oferecer ao visitante um plano por tempo determinado, por um preço muito atrativo. Por exemplo: um pacote quinzenal, por um valor ainda menor que a metade do plano anual.
⇒ Um Pacote de resultado: caso você tenha esse produto, funciona bastante algo como uma proposta de emagrecimento, com prazo determinado. Isso costuma ir direto na dor da pessoa e tem um prazo para ocorrer.
Em ambos os casos, o objetivo é aumentar o compromisso dele com a sua academia, fazer uma oferta tentadora e trazer o possível cliente para a sua academia.
Em se tratando de pacotes desta natureza, cuja possibilidade de dar um desconto não gera desconforto com os demais clientes, nem diminui o seu ticket médio.
Ao adotar essa estratégia, você praticamente está criando mais uma etapa em seu funil de vendas, onde você tem a oportunidade de trabalhar esse possível cliente, com mais elementos para fechar uma venda num pacote tradicional, uma vez que ele já está frequentando a sua academia.
Por último, queríamos apenas relembrar que mesmo com essa forte recomendação em não deixar o possível cliente sair de seu site sem efetuar uma compra, nem por isso você deve deixar de utilizar o Free Pass.
Uma das mais tradicionais formas de se atrair clientes para a academia, muito utilizada através de flyers ou panfletos, essa estratégia ganha ainda mais força através da possibilidade da venda online.
Use essa possibilidade para o cliente que não sentiu segurança para efetuar uma compra, que não se interessou pelos pacotes de entrada, mas demonstrou interesse pela sua academia.
Com um sistema integrado ao site, esse Free Pass pode ser obtido online e sua equipe de vendas já recebe as informações dele de maneira diferenciada, para ser tratado em outro estágio no funil de vendas o que facilita e muito o trabalho do consultor de vendas.
Com tudo o que dissemos ao longo deste artigo, queremos que você saiba que não pode se dar ao luxo de fazer vendas online, mas é preciso também que você desperte um senso de urgência para começar a fazer isto.
Portanto, tudo o que você precisa é utilizar essa ferramenta em seu sistema de gestão e começar a colher os resultados desta ação.
Se você ainda não é cliente EVO, clique aqui para conversar com um de nossos especialistas e saber como pode entrar nessa nova era!